O 1º Seminário de Práticas Pedagógicas (EJA, MOVA e ProJovem Urbano) encerrou suas atividades na sexta-feira (12/9) com a palestra “Vivência em Paulo Freire” da socióloga Raquel Quintino, que ocorreu no auditório do Centro Cultural Valdelice, Embu das Artes.
Foram cinco dias de relatos e trocas de experiências entre educandos, educadores e gestores, lincando com o que está sendo praticado na escola, tendo como foco o educando e pensando o ensino e o aprendizado para o futuro.
Um dos objetivos do seminário foi fortalecer o segmento de jovens e adultos, com o resgate da alfabetização e da vida escolar.
O evento teve início com o espetáculo musical “Manifestando”, apresentado pelo percussionista e cantor Carlos Caçapava, pela cantora Cida Santos e pela dançarina Karla Magalhães.
Em seguida, o secretário de Educação, Paulo Vicente, destacou o caráter edificante do seminário, graças à atuação de cada participante e à troca de experiências que visam contribuir para a construção de uma rede de educação inclusiva. “É apenas um começo e não o fim de um princípio vitorioso”, declarou.
Segundo ele, houve uma troca intensa de aprendizados, apreensão e transmissão de valores como a cidadania, participação e realidade política das comunidades.
Mudar a realidade
A socióloga Raquel Quintino, mestre em comunicação social e professora da Faculdade de Mauá, foi a palestrante da noite e, antes de começar sua exposição, revelou: “Tenho muito carinho e respeito por essa cidade, que se mobilizou para inserir “Artes” em seu nome”.
Em um primeiro instante, Raquel envolveu o público com atividades interativas, estimulando a integração entres os participantes, com música e descontração, que serviu de introdução para o tema.
Logo após, Raquel discorreu sobre conceitos do educador Paulo Freire, conduzindo a uma reflexão: “Devemos nos apoderar dos conhecimentos da vida e suas linguagens para nos libertarmos e transformar, para melhor, nossa realidade”.
Participaram do seminário: secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, José Ovídio, Ouvidor Municipal, Marcos Rogério, vereadores Doda Pinheiro (presidente) e Clidão do Táxi, subcomandante Sales (GCM) e os coordenadores da Educação, Vinicius Xavier Zamataro (EJA), Selma Baleeiro (MOVA) e Fernanda Tortelli (ProJovem Urbano).
O que são?
MOVA – Movimento de Alfabetização de Adultos
EJA – Educação de Jovens e Adultos
ProJovem Urbano – Projeto possibilita que jovens de 18 a 29 anos concluam o Ensino Fundamental II e aprendam uma profissão