Programa Saúde na Escola avalia peso corporal de alunos

01/10/2014 - 0:00
Programa Saúde na Escola avalia peso corporal de alunos
Acessibilidade

As Secretarias de Saúde e Educação de Embu das Artes se reuniram entre os dias 29 e 30/9 com pais, alunos e professores das Escolas Municipais Elza Marreiro e Amilton Suga Gallego com ações do Programa Saúde na Escola (PSE).

O PSE, implantado em 2007 pelo Governo Federal, é uma política intersetorial das redes públicas da saúde e da educação que, unidas, promovem saúde e educação integral em crianças, adolescentes, jovens e adultos do sistema público de ensino. Em Embu das Artes desde novembro de 2013. Clique aqui e saiba mais.

Segundo dados do Departamento de Alimentação Escolar, ligada à pasta de Educação, dos 25.938 alunos da rede municipal atendidos com alimentação escolar, 261 necessitam de uma nutrição específica por serem portadoras de algum distúrbio como anemia, alergia a leite e alimentos, hipertensão, diabetes, desnutrição, obesidade, entre outros.

Medição de peso

Nos dias 29 e 30/9, foi exibido um quadro geral do número de crianças da E. M. Elza Marreiro que estão com baixo peso, sobrepeso ou obesidade. Os dados foram coletados em novembro de 2013.

Nesses casos, com encaminhamento de laudo médico, elas precisarão fazer, individualmente, uma dieta especial com acompanhamento de uma equipe multidisciplinar.

No mesmo encontro, profissionais da UBS São Marcos deram instruções às famílias sobre reeducação alimentar, cardápio balanceado e prestaram atendimento sobre recomendações diárias de alimentação para as crianças.

Houve também a exibição do vídeo “Muito Além do Peso” que contém relatos de pais e crianças que enfrentam o desafio da obesidade.

No Amilton

O PSE também foi apresentado na segunda-feira (29/9) aos pais e alunos da E.M. Amilton Suga Gallego e está programado, para os próximos dias, um trabalho de avaliação clínica (medição, pesagem e aferição da pressão arterial) e psicossocial, além de triagem da saúde bucal, teste de acuidade visual e revisão de vacinas de 1.150 alunos.

A participação das Secretarias da Saúde e da Educação, da família e das crianças no programa tem como base três eixos: vida saudável, vida social e vida escolar, tendo como pano de fundo a cultura de paz.

A equipe da UBS Valo Verde já havia realizado neste mês dois encontros para tratar sobre o PSE. No primeiro, a conversa foi com os gestores da escola e, no segundo, promoveu uma roda de conversa com os professores.

----
Compartilhe nas redes sociais