Saúde presta contas e destaca ampliação da atenção básica

01/10/2014 - 0:00
Saúde presta contas e destaca ampliação da atenção básica
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A prestação de contas do 2º quadrimestre de 2014 foi realizada pela Secretaria Municipal de Saúde por meio de Audiência Pública, na terça-feira (30/9), na Câmara Municipal de Embu das Artes.

Na oportunidade, a secretária da pasta, dra. Sandra Magali Fihlie, celebrou a evolução do acesso de pessoas às consultas médicas na rede municipal e a diminuição de reclamações na Ouvidoria, mas manifestou sua predisposição para avançar ainda mais: “Vamos trabalhar forte na gestão, incorporar o padrão de qualidade no atendimento e aperfeiçoar nossos serviços”.

Representando a Câmara, a vereadora Rosana Almeida disse que uma experiência negativa repercute mais que as ações boas, e o mau atendimento de um funcionário acaba sendo generalizado e atingindo a reputação dos que tratam o cidadão com respeito: “Conheço pessoas que foram bem atendidas nas unidades e nos pronto-socorros, mas não falam”, revelou.

Outra observação da vereadora foi a respeito da “Classificação de Risco”, que é aquele atendimento realizado pela enfermagem para aferir pressão e temperatura do paciente. Para ela, isso deveria acontecer antes da consulta com o médico, com a finalidade de priorizar os casos mais urgentes, o que não ocorre hoje.

Em resposta, dra. Sandra afirmou que essa conduta deverá ser implantada entre março e abril de 2015.

Destaques nos Indicadores

Com a chegada dos médicos cubanos na cidade pelo “Programa Mais Médicos”, em novembro de 2013, as consultas médicas do Programa Saúde da Família (PSF) aumentaram 53,25% com relação ao mesmo período do ano passado.

Atendimentos no PSF: os números de 82.035 pessoas e 22.402 famílias no 1º quadrimestre de 2013 passaram para 89.664 e 24.637, respectivamente, no 2º quadrimestre de 2014. Aumento no atendimento de 9,29% nos indivíduos 9,97% nas famílias.

Na Atenção Básica, a consultas cresceram 23,18% em relação ao quadrimestre anterior.

Ouvidoria

Foram 150 registros, entre queixas, sugestões e elogios. As maiores demandas foram sobre recursos humanos e dificuldade de acesso.

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