Dia 16/10, acontece no Centro Cultural Mestre Assis a abertura da campanha “ O sol amigo da infância”, parceria das Secretarias de Saúde e Educação de Embu das Artes e da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Durante o evento, acontecerá uma capacitação direcionada aos profissionais da Educação, que repassarão os conceitos aos estudantes das escolas municipais.
Após a capacitação com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, serão distribuídos kits nas escolas de ensino fundamental I e II, contendo uma revista em quadrinhos abordando o tema, e material técnico-educativo (CD e DVD) de apoio para que os professores possam desenvolver o trabalho com as crianças.
A dermatologista Elizabeth Taino, funcionária da Secretaria de Saúde de Embu das Artes desde 2004, dará a capacitação e foi a responsável pela iniciativa no município. “A campanha de combate ao câncer de pele é da SBD, Regional São Paulo, da qual faço parte. Fiz a ponte e a Prefeitura, prontamente, atendeu.”
A dermatologista conta que a campanha, iniciada no Brasil pelo professor doutor Paulo Criado, há mais de 20 anos, surgiu na Austrália, país que sofreu por anos com altos índices de câncer de pele. “Estamos passando os cuidados com a pele para as crianças, pois elas aceitam melhor os ensinamentos. Levarão, provavelmente, para a vida toda”.
A doença no Brasil
Devido aos buracos na camada de ozônio, a incidência de câncer de pele aumentou muito nos últimos 30 anos no país. Segundo estimativas do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca), esperam-se 98 mil casos novos de câncer de pele não melanoma nos homens e 83 mil nas mulheres no Brasil, em 2014. Esses valores correspondem a um risco estimado de 100 casos novos a cada 100 mil homens e 82 a cada 100 mil mulheres.
Câncer de pele é um tumor formado por células da pele que sofreram alterações e multiplicaram-se de maneira desordenada e anormal dando origem a um novo tecido, a neoplasia. Entre as causas que predispõem ao início desta transformação celular aparece como principal agente a exposição prolongada e repetida à radiação ultravioleta do sol. Outras causas possíveis incluem radiação ionizante, intoxicação por produtos do alcatrão (como por cigarro) e arsênicos e também por danos causados pela baixa imunidade. É o tipo mais comum de câncer, correspondendo a cerca de 25% de todas as lesões neoplásicas
Abertura da campanha “O sol amigo da infância”
Dia: 16/10, às 9h
Local: Centro Cultural Mestre Assis, Largo 21 de Abril, 29