Campanha contra câncer de pele é realidade em Embu das Artes

16/10/2014 - 0:00
Campanha contra câncer de pele é realidade em Embu das Artes
Acessibilidade

“Cuidado com a exposição solar amiguinhos! Vamos cuidar da nossa pele”, esse é o recado que o Franjinha, personagem do cartunista Maurício de Souza, passa as crianças da rede municipal de ensino de Embu das Artes, que irão receber kits contento revista em quadrinhos da Turma da Mônica, com informações sobre a prevenção ao câncer de pele. A iniciativa faz parte da campanha “O sol amigo da infância”, lançada quinta-feira, 16/10, no Centro Cultural Mestre Assis do Embu, em uma parceria entre as Secretarias de Saúde e Educação de Embu das Artes e a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Na ocasião, o secretário de Educação, Paulo Vicente dos Reis, representando o prefeito Prefeito, enfatizou o contentamento com o desencadeamento da ação: “A melhor forma de combater o câncer de pele é iniciando bem cedo o trabalho de orientação e prevenção. Essa parceria possibilita trabalhar o tema de maneira didática e bastante ilustrativa com os estudantes, que são protagonistas nessa luta”.

Representando a Secretaria de Saúde, Célia Medina salientou a parceria estabelecida com a educação e os benefícios que a ação conjunta traz para a cidade: “Existe uma integração importantíssima entre saúde e educação, um trabalho que tem prosperado e trazido muitos benefícios para a cidade”. 

Célia também citou a célebre frase de Martin Luther King, “Seu eu soubesse que o mundo acabaria amanhã, ainda hoje plantaria uma árvore”, ao falar sobre a importância e da necessidade de criação ambientes saudáveis.

A dermatologista Elizabeth Taino, funcionária da Secretaria de Saúde de Embu das Artes, lembrou que, desde 2010,  a cidade vem trabalhando a questão da prevenção e do tratamento das lesões iniciais, e a importância de levar isso para o ambiente escolar: “A prevenção é o melhor remédio e nada melhor do que trabalhá-la na infância, onde o conhecimento é sedimentado. Estaremos formando adultos conscientes e multiplicadores do conhecimento”.

Após a assinatura do termo de oficialização da parceria, o presidente da SBD, Paulo Ricardo Criado, falou aos coordenadores pedagógicos, educadores físicos, profissionais da saúde e aos estudantes da E. M. Mauro Ferreira sobre: origens e impacto do câncer de pele, ações da radiação ultravioleta na saúde humana, envelhecimento da pele, impacto da exposição solar na infância e medidas de proteção.

Informações muito valiosas, segundo a coordenadora pedagógica Emily Marçal e a professora de educação Física, Erika Gomes da Silva: “Eu adorei, foi uma palestra muito explicativa e que trouxe novos conhecimentos sobre o assunto. Acho que o tema é importante para todos, não só para os estudantes, nossa missão agora é transmitir esse conhecimento para os pais”, disse Erika. “Temos que conscientizar a equipe como um todo, incluindo funcionários e familiares. As crianças também são expostas ao sol fora da educação física, esse é um trabalho conjunto”.

A ideia é que os profissionais e estudantes que acompanharam a palestra repassem os conceitos aos demais funcionários, estudantes e comunidades ao entorno das escolas municipais. As escolas de ensino fundamental I e II também receberão kits  contendo uma revista em quadrinhos abordando o tema e material técnico-educativo (CD e DVD) para que atividades de apoio sejam desenvolvidas com os estudantes.

Acesse aqui o folder da campanha

----
Compartilhe nas redes sociais