Pólio: Embu das Artes já vacinou mais de 5 mil crianças

11/11/2014 - 0:00
Pólio: Embu das Artes já vacinou mais de 5 mil crianças
Acessibilidade

O primeiro dia da Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomelite e o sarampo do Ministério da Saúde vacinou mais de 5.500 crianças apenas no primeiro dia, 8/11. A Secretaria de Saúde de Embu das Artes espera vacinar 95% das 17.957 crianças do município. As crianças também estão sendo vacinadas contra caxumba, rubéola e varicela.

A vacina contra a paralisia infantil tem como alvo meninos e meninas com idade entre seis meses e 5 anos não completos;  a de sarampo, caxumba, rubéola e varicela é destinada a crianças entre 1 e 5 anos não completos. A medida visa imunizar as crianças e colocar a carteira de vacinação em dia. As crianças que já sofreram com choque anafilático anteriormente ao receber as vacinas, não poderão ser imunizadas.

A campanha vai até 28/11. As Unidades Básicas de Saúde também estarão abertas no sábado, 22/11, no mesmo horário, para atender as demandas da campanha.

Sobre as doenças

Também conhecida como paralisia infantil, a poliomelite é causada pelo poliovírus, que pode ser transmitido por meio do contato com fezes ou secreções expelidas pela boca. A paralisia dos membros inferiores acontece quando o vírus atinge o cérebro atacando os neurônios motores. Se o vírus chegar às células nervosas que controlam a musculatura envolvida no sistema respiratório e de deglutição, a doença pode ser fatal. Em junho deste ano, o vírus foi encontrado em amostras recolhidas no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), mas não houve casos de contaminação humana.  A doença está erradicada do Brasil desde 1988.

O sarampo é provocado pelo Morbili vírus, que pode ser transmitido por secreções produzidas nas vias respiratórias, eliminadas pela tosse e espirro. O principal sintoma da doença são  manchas avermelhadas pela pele, além de febre, tosse, conjuntivite, moleza, coriza, falta de apetite e manchas brancas na parte interna das bochechas.

----
Compartilhe nas redes sociais