Prefeito assina protocolo de intenções com rei nigeriano

28/11/2014 - 0:00
Prefeito assina protocolo de intenções com rei nigeriano
Acessibilidade

O Prefeito de Embu das Artes, Prefeito, assinou na manhã de sexta-feira, 28/11, um protocolo de intenções com o rei Rei Oba Al-Maroof Adekunle Magbagbeola (ou rei Obaulufon Mababeolá), Olumoyero II, de Ifon–Osun, na Nigéria, selando um dos mais importantes eventos dos Povos Tradicionais de Matriz Africana.

O documento assinado conclui uma série de ações realizadas durante a visita do rei de Ifon ao Brasil, iniciada no dia 15/11, incluindo questões que envolvem os Povos de Matriz Africana no Brasil, relações com a África, intercâmbio entre as duas cidades e o estreitamento das relações entre os povos.  Entre as propostas apresentadas no documento estão: manter constante interlocução entre as cidades; estabelecer estratégias de preservação o patrimônio cultural dos povos de matriz africana; incentivo ao intercâmbio cultural e educacional visando a relação entre Brasil e África; implantação da Assessoria de Políticas para Povos Tradicionais; apoio técnico para constituição da Cooperativa dos Povos Tradicionais de Matriz Africana; e  cessão em comodato de uma área de terra, para preservação, produção e valorização dos princípios alimentares invariantes dos povos; entre outros.

Prefeito iniciou o encontro agradecendo a visita da comitiva e destacando a importância da vinda do rei para Embu das Artes: “Em nome da cidade e dos povos tradicionais, eu gostaria de agradecer a presença de vocês. A vinda do Rei e de toda sua comitiva para a cidade é um reforço para as políticas públicas de igualdade racial. Espero que tenham gostado e que voltem muitas outras vezes”.

O rei Al-Maroof Adekunle Magbagbeola (Mababeolá) agradeceu a hospitalidade e a oportunidade de documentar as intenções das duas cidades: “Agradeço em nome de Ifon e do povo Yorubá, a hospitalidade com que fomos recebidos. Estou feliz por assinar esse documento que reafirma a seriedade do compromisso que firmamos”.

Compromisso que segundo os Pais Léo de Logun Edé e Alexandre D’Ogun será um marco na história: “Estamos presenciando um momento muito importante, um marco de respeito aos povos tradicionais. Esse processo de aproximação entre as cidades trará um enriquecimento cultural e social imensurável”, afirmou o Pai Léo, membro do Conselho dos Povos Tradicionais de Matriz Africana.

“É um dia de muita alegria, que marcará a história. Fico feliz por fazer parte desse momento onde a tradição e os povos tradicionais, passam a ser reconhecidos pelo estado e não marginalizados e esquecidos. Que essa ação sirva de ensinamento para os outros municípios, na luta pela erradicação do preconceito e da intolerância religiosa”, disse o Babalorixá Alexandre D’Ogun, presidente da Associação Federativa dos Templos de Umbanda e Candomblé de Embu das Artes (Afucea).

Participaram da cerimônia de assinatura o conselheiro do rei Mababeolá, Baba Araba, a primeira dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Daniela Santos de Almeida Brito, a rainha de Ifon, Olori Adbola Asisat Magbagbeola, a secretária de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional, Roberta Maria dos Santos, o organizador do Comitê Central de Recepção do Rei em Embu das Artes, Tata Edson Nogueira, e a assessora de Promoção da Igualdade de Gênero e Raça, de Embu das Artes,  Marisa Araújo.

Veja aqui o protocolo de intenções

----
Compartilhe nas redes sociais