Cipa avança e conclui curso de capacitação de servidores

01/12/2014 - 0:00
Cipa avança e conclui curso de capacitação de servidores
Acessibilidade

Entre os dias 24 e 28/11, a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (Cipa) fez uma capacitação com o “Curso de Prevenção de Acidentes do Trabalho”, com carga horária de 20 horas.

As aulas foram ministradas no Centro Cultural Mestre Assis do Embu, sob a instrução da Secretaria de Gestão de Pessoas e Modernização Administrativa, do subcomandante Sales da GCM e da diretora do Centro de Atenção a Saúde do Trabalhador (Cast), Raquel Cima. Os alunos receberam os certificados na sexta-feira (28/11).

“Para instalação da Cipa, a formação é obrigatória por regulamentação do Ministério do Trabalho e, após essa etapa, os cipeiros estarão prontos para exercer seu mandato”, disse o secretário de Gestão de Pessoas, Marcos Rosatti. “Essa turma é pioneira e marcará um momento histórico das conquistas dos servidores municipais de Embu das Artes”, completou.

Tenente aposentado do Corpo de Bombeiros, técnico de Segurança do Trabalho, pós-graduado em Gestão Integrada, tecnólogo ambiental e graduando de Engenharia em Gestão Ambiental, o subcomandante Sales, da GCM, foi o condutor da capacitação e disse acreditar na maturidade da Cipa: ”Ações pequenas já podem melhorar muitas coisas, mas a comissão vai crescer. Os alunos foram se encaixando à proposta no decorrer do curso e entenderam que com observação, participação e descentralização das informações é possível evoluir na direção do principal objetivo que é a segurança”, declarou.

“Eles reivindicaram mais formações”, revelou a diretora do Cast, Raquel Cima, que tratou sobre o tema “saúde” com o cipeiros. Ela exaltou o interesse, a troca de ideias e o compromisso deles em multiplicarem o conhecimento adquirido entre seus colegas.

As próximas etapas da Cipa serão formar a sua diretoria (presidente, vice, secretário e demais membros), aprovar o Regimento Interno e elaborar o Plano de Trabalho.

Cipeiros formados

A assistente administrativa do Departamento Pessoal, Katia Rosane Martins, ampliou sua percepção sobre segurança no trabalho. “Medidas simples no dia a dia podem evitar acidentes”, falou.

Manoel Soares, almoxarife do Pronto-Socorro Central, já começa a vislumbrar possíveis mudanças em seu ambiente profissional: “Vou sugerir o uso de vestimentas e acessórios para alguns cargos e a adaptação de pisos e espaços”.

Representando a Secretaria de Serviços Urbanos, o motorista Marcelo Novaes acredita que a formação abriu caminho para a garantia da segurança e prevenção de acidentes no serviço público municipal. “Ficarão visíveis as transformações à medida que formos evoluindo”, afirmou.

Prestigiaram a entrega de certificados os seguintes secretários: Débora Kawamura (adj. Gestão de Pessoas), Maria Emília Santos (Controladoria Geral), Valdir Barbosa (Turismo), Roberta dos Santos (Assistência Social), Francisco Iderval (Assuntos Jurídicos) e Alan Leão (Cultura).

 

----
Compartilhe nas redes sociais