Mais de 50 espécies de plantas e flores podem ser apreciadas e adquiridas no 4º Festival de Flores e Plantas de Embu das Artes. Só de orquídeas são 35 tipos expostos pelo Orquidário da Terra, e na composição do Jardim Japonês são 27, entre elas Begônia, Clorofito, Cravina e Gazânia. No local, também é possível adquirir bonsais com mais de 30 anos. E comprando diretamente do produtor, o público tem a vantagem de pagar um valor acessível e receber informações sobre trato, origem, idade e manejo.
No Festival de Flores também estão programadas diversas atrações culturais: música e dança, como a Yosakoi Soran (Dragão D"Água) e Tambores de Taiko, terapias alternativas, comidas típicas (yakisoba, tempurá, takoyaki) e artistas plásticos da cidade trabalhando ao vivo suas obras. Para garantir a diversão das crianças, o Mini Circo Folias de Picadeiro do Palhaço Pirulitus estará montado todos os dias, com apresentações culturais, oficinas de artes, brincadeiras e atividades circenses. Não deixe de conhecer o Centro Histórico e a Fonte dos Jesuítas a bordo de um trenzinho Maria Fumaça. Os passeios serão feitos durante o Festival, gratuitamente.
O evento prossegue nos dias 21 e 22 de outubro, das 9 às 18h, no Parque do Lago Francisco Rizzo (rua Alberto Giosa, 300 – Quinhaú). No local, há estacionamento para carros e ônibus e acesso para deficientes. Também são aceitas compras com cartão de crédito. A entrada é franca. Veja a programação e participe:
21 de outubro – sábado
10h – Liang Gong
11h – Ginástica
11h30 e 14h- Dança Yosakoi Soran (Dragão D'Água)
12h – Apresentação de Capoeira
14 e 15h30- Pocket Show Circense
15h – Coral Municipal
16h – Dança Cigana
16h30 – Dança do Ventre
17h – Liang Gong
22 de outubro – domingo
11h – Aula de Ginástica
11h30 – Dança Yosakoi Soran (Dragão D'Água)
13h – Dança Grega
14 e 15h30 – Pocket Show Circense
15h – Banda Municipal
16h – Teatro Popular Solano Trindade
4º Festival de Flores propõe estilo de vida saudável e sustentável
Evento tradicional na região, o festival integra o calendário oficial da cidade, reunindo naturalistas, pessoas preocupadas com bem-estar e qualidade de vida, amantes da beleza das flores, passando por agricultores, floricultores, produtores, estudantes e turistas nacionais e internacionais que sempre incluem o Festival em seus roteiros
|
O 4º Festival de Flores e Plantas de Embu das Artes, cujo tema dessa edição será "Uma proposta de estilo de vida saudável e sustentável", será realizado em dois finais de semana, compreendendo os dias 14, 15, 21 e 22 de outubro, das 9 às 18h. Instalado em um dos principais pontos turísticos da Estância Turística de Embu das Artes, o Parque do Lago Francisco Rizzo, o Festival espera receber nesta edição, cerca de 30.000 pessoas. A entrada do evento será totalmente gratuita, e a infra-estrutura prevê estacionamento para carros e ônibus e acesso para deficientes físicos. Com uma área total de 217.000 m², o parque é uma ótima opção de recreação e lazer para a população local e turistas. Em seu interior, é possível conhecer a várzea do Rio Embu-Mirim, formado por um lago com 63.000 m².
A programação do 4º Festival de Flores e Plantas de Embu das Artes será bastante diversificada, contemplando visitantes de todas as faixas etárias. Entre as principais atrações, exposição e venda de plantas e orquídeas, jardinagem, paisagismo, comidas típicas, terapias alternativas e apresentações culturais. Entre os 50 expositores, destacam-se o Orquidário da Terra e representantes da Associação de Produtores de Flores e Plantas de Embu e Região. No Espaço das Artes estarão reunidos cerca de 15 artistas de Embu que trabalharão ao vivo suas obras, artesãos e moveleiros. Quinze painéis do fotógrafo de natureza mais famoso do Brasil, Araquém Alcântara, também estarão expostos.
Para garantir a diversão das crianças, o Mini Circo Folias de Picadeiro do Palhaço Pirulitus estará montado todos os dias, com apresentações culturais, oficinas de artes, brincadeiras e atividades circenses. Além disso, uma réplica da Maria Fumaça fará o transporte dos turistas do Festival de Flores ao Centro Histórico e a Fonte dos Jesuítas, gratuitamente.
Outros festivais
Embu das Artes, famosa por sua arte e cultura desde os anos 60, já teve Festivais de Flores nos anos 70. Em 1980, era conhecida como a "Capital da Ecologia, Natureza e Arte". Estima-se que só a cadeia produtiva dessa atividade agrícola com flores e plantas é responsável pelo emprego direto de mais de 6.000 pessoas no município.
Diante disso, a realização do 4º Festival de Flores e Plantas, mais do que enriquecer o calendário turístico da cidade e do estado é um evento de grande importância para a preservação dessa característica cultural da região. E ainda contribui para o fortalecimento do setor de cultivo de flores e plantas, gera emprego e renda para Embu das Artes, sob a ótica da ecologia e do desenvolvimento sustentável. O evento reunirá artistas, artesãos, ambientalistas, profissionais na área de melhoria da qualidade de vida, floricultores e produtores dos municípios de Embu das Artes, Itapecerica da Serra, São Lourenço, Cotia, Embu-Guaçu, Juquitiba, Taboão da Serra e São Paulo.
Parque do Lago Fancisco Rizzo
Localização: Rua Alberto Giosa, nº 300.
Acesso: altura do número 2.530 da Av. Elias Yazbek, próximo ao retorno
do Embu na Rod. Régis Bittencourt km 282.
Telefone: (11) 4704-5948
Mais informações:
CAT-Centro de Atendimento ao Turista – (11) 4704-6565
Disque Serviços da Prefeitura de Embu: 0800-7730005
Conheça mais sobre a cidade acessando: www.embu.sp.gov.br.