A Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional inaugurou em janeiro o Observatório de Políticas Sociais de Embu das Artes. A cidade é a primeira da grande São Paulo a ter um local responsável pelo eixo da Vigilância Socioassistencial.
O Observatório responde pela produção de informações que subsidiam a gestão da política de assistência social no âmbito municipal, com base nos dados coletadas pelo CadÚnico, relatórios emitidos pelos Centros de Referência de Assistência Social e outros serviços de Assistência Social.
Sua função é auxiliar na tomada de decisão das Diretorias de Proteção Social Especial, Proteção Social Básica, Trabalho e Renda, Segurança Alimentar e do Gabinete, além de munir de informações a Secretaria de Comunicação e garantir uma gestão transparente, com a publicação de informações conforme preconizado pela lei de acesso à informação e pela Norma Operacional Básica (NOB/SUAS, 2012).
A secretária interina de Assistência Social, Roberta Santos, explica a estrutura do Observatório: “O espaço conta com duas Assistentes Sociais, que sistematizam análises de informações territorializadas sobre as situações de risco e vulnerabilidade detectadas no município”.
O Observatório está implantado junto à Central de Cadastro Único do Centro, Rua Luiz Almeida Carvalho, 302, Centro – próximo à Eletropaulo.