Uma caravana, composta por Conselhos Municipais, sociedade civil e servidores públicos, visitou na terça-feira (24/2) importantes equipamentos públicos inaugurados recentemente em Embu das Artes, por iniciativa da Ouvidoria Geral e Participação Popular do município.
A ideia do Governo Municipal é fortalecer a participação da Sociedade Civil, levando ao conhecimento dos serviços públicos e aproximando-os da realidade do município, além de fomentar a discussão, entre os membros dos Conselhos, sobre a política pública de sua área de atuação.
“Queremos estabelecer um calendário anual para agregar valor ao debate dos Conselhos. Outra intenção é promover uma formação para qualificar seus integrantes”, declarou o ouvidor Edson Bezerra.
A comitiva esteve na nova UBS Santo Eduardo, que substituiu a antiga unidade de mais de 35 anos de uso, proporcionando mais conforto e espaço aos pacientes. Este será o segundo Posto de Saúde a ser informatizado na cidade, por meio do Projeto Tempo é Saúde, que visa agilizar o atendimento e o agendamento de consultas e exames.
Em seguida, todos foram ao Centro Cultural Santo Eduardo, onde conheceram a Escola de Música, que tem 650 alunos, e as atividades culturais desenvolvidas no núcleo, como teatro, oficinas de arte, dança etc. Na cidade, 2.844 pessoas são atendidas em Núcleos de Cultura como este.
Continuando no mesmo bairro, desembarcaram na 1ª quadra de grama sintética de Embu das Artes, na Praça Alexandre Baptista de Oliveira, um espaço de inclusão social, por meio das aulas de futebol do Programa Esporte Cidadão, e da integração da comunidade, que pode agendar horários para praticar futebol em seus momentos de lazer, além de contar com uma academia de ginástica ao ar livre.
Finalizando, chegaram ao mais novo conjunto habitacional da cidade do Minha Casa, Minha Vida com 112 apartamentos, o Parque das Chácaras 1. Lá se encantaram com a beleza de habitações modernas, espaçosas e adequadas, para onde se mudaram muitas famílias que antes moravam em terrenos vulneráveis, em casas impróprias ou inseguras.
O evento teve participação do secretário de Esportes, Silvino Bomfim, dos vereadores João Leite e Rosana Almeida, dos Conselhos Municipais de Saúde, de Cultura, dos Direitos da Criança e do Adolescente, do Idoso, da Promoção da Igualdade Racial, membros da Sociedade Civil, presidentes de associações, representantes de movimentos de moradia e de entidades religiosas.