Embu já conta com 16 novos conselheiros e suplentes dos segmentos religiosos, associações amigos de bairro e associações beneficentes e comerciais, que representarão o Conselho Municipal de Segurança Alimentar (COMSEA) e levará adiante os projetos para 2006. Entre as principais metas elencadas estão: oferecer cursos de capacitação profissional para líderes de entidades, implantar uma cozinha experimental para intensificar o aproveitamento integral dos alimentos. O órgão almeja também inserir mais famílias carentes já atendidas pelo Banco de Alimentos em outros programas sociais da Prefeitura. O grupo foi empossado pelo Prefeito Prefeito em cerimonia no último dia 21.
Todo esse avanço só foi possível através da ajuda de parceiros como a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (CEAGESP) e de doações feitas pelos produtores de Itatuba (Embu) e Biritiba-Mirim, no interior de São Paulo. Segundo o Secretário de Cidadania e Assistência Social, a cada visita à Biritiba são colhidas três toneladas de legumes e hortaliças. Hoje, o Banco de Alimentos mantido pela prefeitura já atende quase 2.000 famílias em 67 pontos da cidade, realizando a distribuição de aproximadamente 80 toneladas de alimentos por mês.
Durante a cerimônia, o secretário elencou a importância de investir não somente na alimentação, mas na capacitação profissional e na viabilização de novos cursos. "Temos uma grande vantagem que é ter o apoio de várias secretarias envolvidas neste projeto social. Precisamos agora trabalhar a questão da educação, pois a população precisa saber que tem o direito à alimentação e a exercer a sua cidadania", reforçou.
Além do Conselho Municipal há também o Conselho de Segurança Alimentar Nutricional Sustentável (CONSEA-SP). Por meio dele é definida a política de segurança alimentar no Estado de São Paulo. Atualmente, a região da Grande-Oeste é composta por 15 municípios, entre eles, Embu das Artes que foi um dos primeiros a implantar o COMSEA.
Embu e o Programa Fome Zero
O Programa Fome Zero é um conjunto de ações que estão sendo implantadas gradativamente pelo governo federal. O objetivo é promover ações para garantir segurança alimentar e nutricional aos brasileiros. As iniciativas envolvem três esferas de governo (federal, estadual e municipal) e a sociedade. Em Embu das Artes, a lei de aprovação do COMSEA foi uma das primeiras ações do governo municipal para priorizar a alimentação para todos. "O Banco de Alimentos representa um grande avanço, mas é necessário trabalharmos melhor os projetos que já existem como o fome zero, bolsa da família, renda mínima, entre outros e amarrá-los a uma proposta de combate a pobreza. Essa é uma forma de demonstrarmos nosso compromisso com a vida", enfatizou o prefeito Prefeito.
Além do prefeito e do secretario de Cidadania de Embu participaram da cerimonia: a presidente da Câmara Municipal, Maria das Graças; o coordenador regional do Conselho de Alimentação, Mauro Miguel da Silva, a coordenadora do Banco de Alimentos, Cristina Tonolli e a presidente do COMSEA, Margarida Patel.