Rede municipal de ensino implanta saídas culturais pedagógicas

16/03/2015 - 0:00
Rede municipal de ensino implanta saídas culturais pedagógicas
Acessibilidade

Em fevereiro, a Escola Municipal Valdelice de Medeiros Prass realizou a primeira saída cultural pedagógica de 2015. Os 63 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental II apreciaram a exposição “O Mundo Segundo Mafalda”, que retrata a principal personagem do cartunista argentino Quino, na Praça das Artes em São Paulo.

A mostra, pensada para adultos e crianças, apresenta elementos que ajudam a personagem Mafalda a compreender um mundo cada vez mais confuso para seus pequenos olhos. Assim, em meio a risos de cada tirinha que liam, e as diversas perguntas que fizeram aos monitores do evento,os estudantes demonstraram o desejo de aprender de um modo rico e saudável.

As saídas culturais pedagógicas são uma diretriz da Secretaria de Educação do município. Elas são utilizadas para fortalecer os projetos e atividades desenvolvidos nas escolas municipais, ampliando o repertório pedagógico e proporcionando aos estudantes diferentes espaços de aprendizado.” As saídas estimulam os estudantes a também pesquisarem sobre o patrimônio histórico, vida e obra de autores, pintores, entre outros, que apenas uma aula em campo pode promover”, disse a coordenadora Pedagógica de Equipe de Orientação e Acompanhamento, Luciane Cavallieri.

Ainda segundo Luciane, as saídas começaram a ser pensadas a partir da mostra do pintor catalão Salvador Dali. “A partir daí, viabilizamos outras saídas com intuitos pedagógicos. O objetivo principal é também diferenciar das chamadas “excursões”, pois as saídas propiciam aos estudantes a observação de uma realidade mediada pela intencionalidade dos educadores, não sendo apenas um passeio.”

Há critérios para que as saídas se realizem. As escolas mandam seus projetos para a Secretaria de Educação. Os profissionais da secretaria então buscam atividades que estejam em consonância com o projeto apresentado. “Se uma turma está trabalhando, por exemplo, cultura indígena, agendamos uma saída para o Museu do Índio. Tudo depende do planejamento apresentado”, disse a coordenadora.

Pinacoteca em ação

Cerca de 90 professores de artes participarão dia 21/4, de uma formação na Pinacoteca do Estado para acompanhar, a partir do mês de maio, as saídas pedagógicas dos 1.638 alunos do Ensino Fundamental I de todas as escolas municipais para o museu.

----
Compartilhe nas redes sociais