O Centro de Convivência do Idoso (CCI), da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional, em conjunto com a Secretaria de Saúde, promove, entre 14 de abril e 5 de maio, a Campanha da Audição.
A proposta da Campanha é discutir cuidados com a audição, sinais indicativos de problemas, prestar orientações e fornecer encaminhamentos para audiometria, exame que avalia a capacidade de ouvir sons, nos núcleos do CCI.
Durante o encontro realizado quinta-feira, 23/4, no Centro Cultural Mestre Assis do Embu, a fonoaudióloga, Luciana Ferreira dos Reis, da Unidade Básica de Saúde Eufrásio, palestrou sobre o assunto e esclareceu dúvidas dos cerca de 30 participantes dos núcleos Jardim Silvia, Itatuba, Pinheirinho e Santo Antônio.
Segundo estudos, 70% dos idosos apresentam deficiência auditiva. Em grande parte isso se deve ao processo natural de envelhecimento, mas também pode estar relacionado à exposição constante a ruídos, lesões e herança genética. Podendo ser parcial ou total, unilateral ou bilateral, reversível ou irreversível. Quanto mais rápido o diagnóstico, mais fácil é impedir a progressão do problema e suas consequências.
Para Odete Inácio da Silva, 70, que já causou uma lesão no ouvido, após tentar limpá-lo com auxílio de um grampo de cabelo, a palestra foi muito instrutiva: “Quando a gente não tem muita informação vai fazendo de qualquer jeito. Agora já estou melhor informada e não repetiria o erro”, garante.
Confira aqui o cronograma de palestras.