Projeto Férias: educação, curiosidades e diversão

25/01/2006 - 0:00
Projeto Férias: educação, curiosidades e diversão
Acessibilidade

O projeto Férias na Escola 2006, desenvolvido pela Prefeitura de Embu das Artes através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, está com força total. Assim que os portões das escolas municipais foram abertos, a criançada saiu em disparada para descobrir as novidades escondidas em cada sala. O parquinho com gangorras e escorregador foi o principal atrativo das crianças entre seis e onze anos de idade. A mãe Luzineide da Silva, moradora do Jardim Dom José, afirma que seus dois filhos, Kaique, oito anos e Kaue, seis, sentem mais interesse de ir à escola desde que os parques foram construídos.

A programação entre os dias 23 a 28 de janeiro foi planejada com diversas atividades recreativas. Cada escola tem seu cronograma específico. A Escola Municipal Antônia Augusta Delphina de Morais, localizada no Jardim Santo Eduardo, traz uma seqüência interessante, oferecendo oficinas de artesanato (fuxico e jornal), dança, pintura, música e a apresentação do ex-palhaço Bozo do SBT (Vandeco Pipoca/1979 -1981) e da peça teatral: "A bruxinha que era boa".

Ao som da música "Bitoca no Nariz", Bozo cantou, brincou e distribuiu brinquedos para a garotada, na manhã do dia 24. "Estou muito feliz de poder trabalhar no projeto Férias. Essa é a melhor forma de levar o circo até as crianças da periferia da cidade. Parabéns ao prefeito Prefeito e à secretária de Educação Rosimary de Matos por essa iniciativa", comentou o palhaço, que nos próximos dias visitará as demais escolas inclusas no projeto Férias.

No período da tarde, aproximadamente 150 alunos de diversas escolas municipais foram conduzidos ao auditório do Centro Cultural Embu das Artes para assistirem à peça de teatro infantil, coordenada pela professora Elaine Baron. O enredo conta a história de uma bruxinha que não consegue praticar maldades e por esse motivo é aprisionada na torre de piche. As amigas Pâmela Cristina e Thayanne Hayala de seis anos, moradoras do Jardim Pinheirinho, gostaram da mensagem deixada pela peça. "Achei legal porque ensina a diferença entre o bem e o mal", comentaram.

Cuidando da Saúde e preservando a natureza
O projeto Férias também está levando à comunidade informações úteis de combate à Dengue através do projeto Caça-Mosquito elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde. Em visita a Escola Municipal Villa Lobos, no Jardim Batista, a equipe de Zoonoses levou vidros contendo a larva do mosquito Aedes Aegypti, além de livros e folhetos explicativos. A monitora Elaine Lopes explica que durante o dia desenvolve diversas atividades com as crianças, como colorir gibis, pular amarelinha e desenhar. "Muitos desenhos que as crianças fazem já demonstram o conhecimento que adquiriram aqui", disse.

Preocupada também com a questão do meio ambiente, a prefeitura inseriu este ano mais uma novidade no projeto Férias que é a visitação à Fonte dos Jesuítas. No dia 25/01, dezesseis adolescentes e crianças foram conduzidas ao local para realizar uma trilha ecológica, supervisionada por Andréa Bossi, ecóloga e integrante da Sociedade Ecológica Amigos de Embu. No passeio, todos eram desafiados a encontrar objetos que poluem a natureza, como plásticos, garrafas e lixos em geral. "Adorei tudo, menos as aranhas que encontrei na mata. Gostaria muito que no ano que vem a minha escola também tivesse o projeto Férias na Escola", comentou Amanda Silva (12), estudante da Escola Estadual Eulália Malta.

----
Compartilhe nas redes sociais