Educação constroi conhecimento no tempo e espaço de todos

29/11/2006 - 0:00
Educação constroi conhecimento no tempo e espaço de todos
Acessibilidade

A Prefeitura da Estância Turística de Embu através da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer realizará, nos dias 30 de novembro e 1º de Dezembro de 2006, a III etapa do 6º Seminário de Educação – Construindo Conhecimento
no Tempo e Espaço de Todos.

O Seminário, nesta etapa, organizado em palestras e mesas de interesse tem por objetivos investir na formação continuada de educadores, garantir o diálogo sobre temáticas que merecem compreensão e reflexão e, aproximar o contato com teóricos e pesquisadores que referendam a educação contemporânea.

Neste momento refletiremos mais intensamente sobre o pleno desenvolvimento humano sob a ótica das práticas pedagógicas e da ação social referente a cada fase: a infância, a adolescência, a juventude e a vida adulta. No desafio de juntos estarmos "construindo o conhecimento no tempo
e espaço de todos".

 

Confira a programação
Abertura:
Data:30.11.2006
Horário: 8h

"Efetivação dos direitos humanos na contemporaneidade – dilemas e perspectivas"
Dr. Renato Roseno ( Conselheiro Titular do CONANDA – Conselho Nacional dos Direitos da Criança/ Representante da ANCED)

Inclusão e Aprendizagem de Todos na Escola
Profª. Drª. Elvira C. de A. Souza Lima (Consultora Internacional de Projetos Educacionais)

Local: Estádio Municipal Hermínio Espósito
Endereço: Alameda Fernando Batista Medina, 120 – Centro/Embu

MESAS DE INTERESSE:

MESA 1 – Desenvolvimento Humano com foco na Infância e "sua" Cultura
DATAS: 30.11 – 13h30
01.12.06 – 8h
Local: Auditório da Prefeitura

"A criança em foco: infância e educação infantil"
Profª. Anelise Nascimento
(Mestre pela PUC- Rio / Professora da UFRJ)

A presente palestra pretende abordar questões relativas à infância e à educação das crianças na contemporaneidade. Discutiremos sobre como tem sido utilizado o tempo e o espaço nas práticas de educação infantil e o que tem sido priorizado no trabalho cotidiano das instituições educacionais.

"Infância (Des)considerada"
Profª. Maria Regina Viana Pannuti – (30.11 – tarde)
(Mestre – USP / Consultora Técnica da ONG Mais Diferenças)
Profª. Ayeres Brandão – (01.12 – manhã)
(Mestre-PUC/SP / Consultora Técnica da ONG Mais Diferenças)

O que as crianças estão tentando nos dizer? O que estamos fazendo para ouvir, ver, sentir e viver a infância? Ainda conseguimos nos espantar, admirar, perguntar? Sobre o que somos curiosos? Qual a nossa disposição para o novo?

"O seqüestro do infantil" as práticas curriculares e a produção da criança de escola"
Profª. Fátima Camargo
(Mestre USP e Assessora Pedagógica de Redes Municipais/SP – Espaço Atual)

Partindo de um painel histórico composto com o intuito de localizar a produção cultural da infância buscaremos romper a visão essencializada que se tem sobre a mesma, e simultaneamente, localizar a ação da escola como responsável pela produção de uma nova e outra subjetividade: o aluno, caracterizando, desta feita, os dispositivos de controle e regulação bem como os regimes de verdades que configuram esta prática.
Conceitos chave a serem focalizados nesta oportunidade:
Infância; história; currículo; cultura; poder-saber; discurso; diferença; identidade; subjetividade; aluno; professor; ensino e aprendizagem.

MESA 2 – Desenvolvimento Humano com foco na Adolescência / Educador Social
DATAS: 30.11 – 13h30
01.12.06 – 8h
Local: Pavilhão Pq. Rizzo

"Os desafios e as perspectivas da Educação Social no mundo contemporâneo frente ao desenvolvimento de adolescer na realidade brasileira"
Profª.Drª. Maria Stela Graciani (30.11 – tarde) (doutorada em Educação USP – mestre PUC/SP)

"O desenvolvimento na adolescência: desafios do educador"
Profª.Drª. Cristina Dias Allessandrini (doutorada pela USP / profª. de Arteterapia do Instituto Nacional de Pós-Graduação – INPG e da Pós-Graduação da UNP – Rio Grande do Norte)

"A relação do Código da Modernidade com o Adolescente e Educador Social"
Profº. Joel Costa Rodrigues – (01.12.06 – manhã)
(especialização em Psicopedagogia / Coordenador da RAC- Redescobrindo o Adolescente na Comunidade)

"Infância e adolescência vistas em uma perspectiva da resolução de conflitos na escola"
Profª.Drª.Fernanda Taxa-Amaro
(Pedagoga – UNICAMP / Profª. da PUC-Campinas)

Analisa o panorama do desempenho acadêmico dos alunos do Ensino Fundamental, tanto na dimensão dos problemas lingüísticos e matemáticos quanto na dimensão das relações interpessoais e os conflitos. Discute a trama social em que se desenvolvem os intercâmbios intelectuais e afetivos entre as pessoas e que constituem a base do conhecimento e da ciência. Apresenta uma experiência de intervenção pedagógica envolvendo a prática docente (escolas públicas) e sua respectiva avaliação com atividades voltadas à solução de conflitos interpessoais e científicos, analisando especificamente os conflitos interpessoais e suas relações com as diferentes áreas curriculares com crianças das séries iniciais do Ensino Fundamental.

MESA 3 – Educação e os Direitos Humanos com foco também na atenção à Educação dos Deficientes
DATAS: 30.11 – 13h30
01.12.06 – 8h
Local: Estádio Municipal – Centro/Embu

"Educação, Democracia e Direitos Humanos"
Profº.Dr. José Sergio F. de Carvalho (Mestre e Dr. – FEUSP/ membro do Conselho da Cátedra USP/UNESCO)

Pensar a educação escolar voltada para o cultivo de valores públicos, como os direitos humanos, implica pensar a possibilidade da ação educativa ter como meta a formação ética, o que nos coloca uma série de desafios: trata-se de mais uma das novas demandas que se faz às escolas? Como é possível formar o caráter de nossos alunos? Os direitos humanos seriam mais um conteúdo escolar?

"Sujeito, Norma e Direitos Humanos"
Profº.Dr. Antonio Valverde (Profº.Titular – USP e pesquisador de Ética e Filosofia – FGV – EAESP)

"Com a irrupção do sujeito moderno, sob o teto do projeto burguês e o crescente sumiço da norma universal, abre-se o tempo da especulação sobre as novas formas de organizar a sociedade, de educar e de pautar os direitos humanos. Tal pano de fundo adentra a Modernidade em crise e a Pós-Modernidade sob suspeição de niilistas e de céticos. O que pensar?"

"Navegando no Mar da Inclusão"
Profª. Marilda Almeida (Profª. Instituto Sedes Sapientiae e membro do Núcleo de Referência de Psicoses e Inclusão do Instituto Sedes Sapientiae

A inclusão não é só para crianças com necessidades especiais, mas para todas as crianças que de alguma forma estão à margem do processo de escolarização.
Também é fundamental que o professor seja nutrido e acolhido em suas dificuldades e possa criar novas formas de intervenção em conjunto com parceiros para tirar o peso da solidão que tanto o aflige.

"Desafios da Educação Inclusiva"
Profª.Drª.Marie Claire Sekkel (Profª. da Pós-Graduação – USP – Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano)

A inclusão de alunos deficientes torna visíveis as barreiras que impedem a entrada e permanência destes nas escolas regulares. Entre essas barreiras destacam-se o preconceito e o isolamento, cuja superação implica em rever as relações que se dão no âmbito escolar. É importante conhecer as determinações que podem tornar a escola um ambiente inclusivo e, ao mesmo tempo, conceber os limites da educação inclusiva na sociedade atual.

MESA 4 – Educação é Direito com foco exclusivo na formação do jovem e adulto (EJA)
DATA: 30.11 – 18h30
Local: Auditório da Prefeitura

"Educar em todos os campos por um mundo educador"
Profº.Dr. Roberto Padilha (Mestre e Doutor em Educação – USP e diretor pedagógico e coordenador do Movimento da Escola Cidadã do Instituto Paulo Freire)

"A educação como um direito humano: desafios para a Educação de Jovens e Adultos"
Profº.Dr. Roberto Giansanti
(Coordenador do Programa de Educação de Jovens e adultos – Ação Educativa)

"Algumas características dos Direitos Humanos: universalidade, indivisibilidade, interdependência;
" A educação como um direito humano: a educação como um elemento fundamental para a realização humana;
"Garantia de direitos educativos para a Educação de Jovens e Adultos: normas legais e marcos pedagógicos;
" Questões sobre a institucionalização da EJA no Brasil: expansão de redes e programas; acesso e permanência;
" Qualidade social da educação: acerca de algumas propostas e princípios educativos para a EJA.

ENCERRAMENTO:
Data: 01.12.2006
Horário: 13h30

Tema: Funções sociais e objetivos da escola num mundo em mudança
Profº. Dr. José Carlos Libaneo ( Professor da Universidade Católica de Goiás / Professor Titular da Universidade Federal de Goiás -aposentado)

Tema: Qualidade Social da Educação: acesso, permanência e aprendizagem
Profª. Jeanete Beauchamp
(Diretora de Políticas Públicas de Educação Infantil e Ensino Fundamental" Secretaria de Educação Básica "MEC)

Local: Estádio Municipal Hermínio Espósito
Endereço: Alameda Fernando Batista Medina, 120 – Centro/Embu

----
Compartilhe nas redes sociais

Tags: