São Marcos: cidade ganha mais um terminal de ônibus

22/09/2015 - 0:00
São Marcos: cidade ganha mais um terminal de ônibus
Acessibilidade

Quem passa pela Praça da Paz no Jd. São Marcos vê que a paisagem no local está mudando. A construção do Terminal de Ônibus do bairro, sexto construído na cidade, vem se juntar aos outros terminais que já beneficiam milhares de pessoas todos os dias no Jd. Mimás, Valo Verde, Casa Branca, Jd. do Colégio e Engenho Velho, trazendo mais segurança e conforto para todos. 

Por conta da obra, o ponto final foi transferido para a rua Ibirama, esquina com a avenida Augusto de Almeida Batista, onde permanecerá até o término da obra, previsto para outubro. As linhas intermunicipais  078PR1 e 125 que atuam no local levam os usuários a São Paulo (desembarcando no bairro de Pinheiros). O transporte público da região abrange mais de 9 mil habitantes.

Com capacidade para sete veículos no total, dois na área de embarque e desembarque de passageiros e cinco na pista de manobra, o terminal de 30m de extensão terá cobertura metálica, dois banheiros, assentos de espera, iluminação, acessibilidade e piso tátil para deficientes, sala de fiscalização e sala de materiais. A Prefeitura de Embu das Artes e a Viação Pirajuçara são parceiros na execução desse projeto  que terá um investimento de R$ 225 mil.

Wellington Flores é morador do Jd. Do Colégio, mas sempre se utiliza do ponto de ônibus no Jd. São Marcos: “Acho que faltou um pouco de informação de onde o ônibus vai parar enquanto o terminal estiver em construção. Agora, que vai melhorar, isso vai”.

“Demorei para descobrir para onde o ponto de ônibus foi mudado, mas se é para ter melhorias, tudo bem. Acredito que  o terminal será muito bom para todos, principalmente nos dias de chuva”, disse Leandro Silva Santos, também morador do Jd. do Colégio. Já para Jordiana Silva, a mudança do ponto não atrapalhou: “É necessário mudar para melhorar”, disse a moradora do São Marcos.

Segundo o fiscal da viação Pirajuçara, Márcio Lopes da Silva, a população estava sendo avisada com antecedência sobre a alteração: “De antemão conversávamos com os usuários e não ouvi nenhuma reclamação nesse sentido, pois a maioria já conhece o local onde os ônibus estão parando. Estou muito ansioso para ver o terminal pronto, vai ser bom para o passageiro, mas bom para nós também”. Atualmente, fiscais, cobradores e motoristas tem à disposição apenas uma pequena guarita para trocar de roupa e beber água.

Samuel Luís mora no São Marcos e estava no ponto para onde a frota que atende a região foi mudada. Com o sol forte, procurou a sombra de uma árvore, longe do ônibus para se abrigar do calor: “Estou ansioso para ver o terminal pronto! Com certeza será muito melhor, pois esperar a condução no sol não dá”.

Ao lado de Samuel estava seu amigo Guilherme Rosalino, que também aprovou a construção do terminal: “Foi muito fácil encontrar pois o fiscal havia avisado. Esse terminal é o que faltava para melhorar a vida dos trabalhadores aqui no bairro”, finalizou.

 

----
Compartilhe nas redes sociais