Os alunos da Escola Municipal de Música de Embu das Artes tiveram uma tarde bem diferente no último domingo, dia 27/9. Quinze deles foram convidados a assistir e apreciar música clássica e MPB executadas pela Orquestra Petrobrás Sinfônica, que se apresentou no Shopping Taboão.
“Vim ao shopping buscando uma parceria para a Escola. Eles então convidaram os alunos para assistir a orquestra e fazer uma conversa com os músicos. O shopping ainda nos ofereceu transporte, lanche e camiseta, o que facilitou muito. Esse evento amplia o universo cultural e social dos nossos alunos”, afirmou o secretário de Cultura, Alan Leão.
Muitos nunca haviam visto uma apresentação de músicos profissionais ao vivo e estavam ansiosos. Camille Gonçalves, moradora do Santo Eduardo, estuda violino e comentou: “Já ouvi música clássica, mas ao vivo foi a primeira vez”, contou.
O maestro Sammy Fuks conversou com os alunos e os incentivou a continuar: “No Rio de Janeiro, faço um trabalho com crianças de diversas comunidades. A música aproxima as realidades, inclui as pessoas na sociedade. Para mim, é uma missão. As crianças não precisam se tornar profissionais da música, mas esse contato transforma, pode, inclusive, tirar a criança de um mundo de violência e drogas e colocar num mundo de harmonia”, disse.
Fuks contou que ainda não conhecia a escola de música de Embu das Artes, mas que havia ficado muito feliz ao saber que os alunos viriam: “Tenho certeza que a cidade está fazendo um ótimo trabalho com essas crianças, só de olhar para eles já se percebe. Vou começar a ler mais sobre a escola para conhecê-la melhor”.
Após o espetáculo, os alunos estavam animados. Natan da Luz, morador do Jd. Taima, estuda desde o ano passado flauta transversal: “Assistir ao vivo me inspira ainda mais para querer continuar a estudar”, falou.
Marcos Felipe mora no Jd. da Luz, toca violão na Escola de Música e estava emocionado: “Foi muito interessante, gostei de verdade. Esse evento deu mais ânimo, pois vejo um músico profissional desses e penso que também posso chegar nesse nível”.
Ao final, os alunos foram gentilmente recebidos pelo superintendente do shopping, Carlos Alcântara, e pela gerente de Marketing Alessandra Tiraboschi, que receberam um quadro das mãos dos estudantes.
Música para todos
Inaugurada em outubro de 2014, no Centro Cultural Santo Eduardo, a Escola Municipal de Música de Embu das Artes é a concretização de mais uma etapa do projeto de ampliação do acesso à cultura na cidade. Apenas três meses após o início das aulas, a escola já registra a participação de mais de 400 estudantes. O número tende a crescer, graças aos 500 instrumentos enviados pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Cultura.
Escola Municipal de Música
Centro Cultural Santo Eduardo, rua Iva, 100
Informações: 4785-3563.