A Prefeitura de Embu das Artes abriu na segunda-feira, 19/10, a 1ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat), no Centro Cultural Mestre Assis do Embu. O evento ocorre dentro das comemorações do Dia do Servidor Público e representa um marco na história da Administração. Principalmente para os servidores, que estão tendo oportunidade de participar de atividades relacionadas à prevenção, tanto no trabalho como na vida pessoal.
Representando o prefeito Prefeito, o secretário de Governo, Paulo Giannini, fez uma contextualização histórica sobre a relação patrão-empregado e a importância da organização entre os trabalhadores para que os seus direitos fundamentais sejam atendidos. “Estamos começando bem, com os pés no chão. A saúde financeira do País é ruim, porém jamais isso pode ser desculpa para colocarmos em risco a saúde do trabalhador. Nosso maior desafio é fazer com que a Cipa cumpra o seu papel.” – afirmou.
Marcos Rosatti, secretário de Gestão de Pessoas e Modernização Administrativa, lembrou que o processo de criação da Cipa se deu em 2013, após reivindicações antigas. “É um espaço importante que conquistamos, agora temos que valorizar e construir” – declarou. O vereador Edvânio Mendes parabenizou o prefeito Prefeito pela iniciativa e recordou que foi cipeiro por três vezes em empresas onde trabalhou.
Sebastião Caetano da Paixão, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Embu das Artes cumprimentou o empenho dos servidores e ressaltou que é importante acreditar e ir atrás para que as coisas se realizem. Segundo o cipeiro Marcelo Sateles a 1ª Sipat é uma grande conquista: “peço uma salva de palmas para todos os cipeiros que se dedicaram para que este momento acontecesse”, e finalizou com o slogan que o elegeu: “A segurança é o caminho de casa”.
Compareceram à abertura, secretários municipais e adjuntos, gestores, cipeiros e seus suplentes eleitos.
Saúde do trabalhador
O segundo momento contou com a palestra da equipe do Centro de Atendimento à Saúde do Trabalhador (Cast), que esclareceu dúvidas sobre o papel do equipamento. Participaram da mesa: Mônica Aparecida Lopes (diretora técnica),Chirley Aparecida Vicentini (diretora administrativa), Cesar Augusto Morales de Carvalho (médico perito), Jungi Hoshima (engenheiro de segurança do trabalho), Anderson Brito Fernandes (técnico de segurança do trabalho e Amélia Guermandi (setor administrativo).
“O principal papel do Cast é a prevenção da saúde do trabalhador. É avaliar o funcionário em seu local de trabalho. Sem a Cipa e sem o Cast, a medicina do trabalho não existe”, disse César de Carvalho, médico do Cast desde 1999. A equipe do Cast iniciou um importante trabalho em junho deste ano. Todas as terças-feiras são realizadas visitas in loco. A partir delas, elaborados relatórios sobre cada setor, a fim melhorar as condições de trabalho, quando necessárias.