A Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional, por meio da Assessoria de Promoção da Igualdade Racial, realizará a Oficina de Turbante Preta Rainha por Débora Marçal, em reflexão ao Mês da Consciência Negra. Está oficina tem como objetivo principal compartilhar e vivenciar algumas técnicas de amarrações de turbantes, tendo como referência inicial os turbantes africanos de países como Moçambique (aprendido em Maputo), Angola, Senegal etc. Além disso, visa elevar a autoestima das mulheres através da história, conhecimento e valorização histórico-cultural e estético do turbante.
Serão duas oficinas: dia 13/11, às 13h30, no Centro de Referência da Mulher (Rua Dona Bernadina, 37 – Jd. Arabutan) e dia 22/11, às 14h, no Parque Francisco Rizzo (Rua Alberto Giosa, 390 – Quinhaú). As pessoas interessadas poderão se inscrever para uma das oficinas até dia 11 ou dia 19, conforme a data escolhida. A confirmação da inscrição será enviada por e-mail ou telefone.
Não será necessário levar turbante, pois o mesmo será oferecido na realização da oficina. A Ficha de Inscrição está disponível logo abaixo.
Sobre Débora Marçal:
Débora Marçal é co-fundadora da Capulanas – Cia de Arte Negra, coreógrafa e figurinista do Instituto Umoja. É designer e fundadora da marca Preta Rainha, que desenvolve bolsas, acessórios, roupas e figurinos a partir do diálogo entre a estética africana, diaspórica, popular entre outras. Ministra oficinas de tranças, turbantes, danças brasileiras, afro-brasileira e dança negra contemporânea.