Esculturas de Jofe podem ser apreciadas no Pq. Francisco Rizzo

17/11/2015 - 0:00
Esculturas de Jofe podem ser apreciadas no Pq. Francisco Rizzo
Acessibilidade

Parque Francisco Rizzo recebe, pela primeira vez, uma exposição ao ar livre. Para marcar  o início dessa  tipo de exposição, a Secretaria de Turismo realiza a “Exposição 45 Anos de Escultura – Retrospectiva Jofe dos Santos”. A abertura da mostra ocorreu na manhã do dia 12/11. Algumas obras são do acervo pessoal do artista, outras estão à venda.

“A intenção é trazer para esse espaço a questão cultural e artística que é tão forte na nossa cidade. Já fizemos exposições aqui, mas na parte interna. Queremos trazer mais exposições assim, mas antes há uma apuração sobre os tipos de materiais que podem ser expostos no tempo. Isso vai incentivar as pessoas a apreciarem arte em todos os ambientes”, afirmou o secretário de Turismo, Valdir Barbosa.

“Estou feliz por minhas obras iniciarem essa ideia, da exposição ao ar livre. Escolhi peças em cimento com fibra, pedra e resina”, falou o artista, que tem mais de 5 mil peças esculpidas no currículo, além de trabalhar durante anos com escolas de samba como Rosas de Ouro e Gaviões da Fiel: “Campeão em todas elas!”, conta sorrindo.

A exposição conta com o patrocínio do Grupo Zogbi Planejados. O proprietário da empresa esteve presente: “É a primeira vez que fazemos um apoio à cultura. O Jofe é muito talentoso e acabou chegando até nós através de um de nossos colaboradores. Queremos que as pessoas associem a nossa imagem à natureza e ao respeito que temos por ela”, disse Hussein Zogbi.

A história do artista

José Maria Ferreira dos Santos nasceu em Sabinópolis, MG, em 15 de outubro de 1955, ele chegou ao Embu em 1967.  Jofe dos Santos, como é conhecido, começou a fazer esculturas aos 13 anos de idade em madeira, mármore, isopor, pedra-talco, argila mineral com cimento, pó de talco com resina, fibra de vidro e fundição em resina. Fez cerâmica, xilogravura, gravura em metal, projeto e execução de decoração temática e hoje esculpe em granito e em pedra-sabão, além do isopor, material que explora como carnavalesco e cenógrafo. Em 2006, fez a cenografia do Festival de Música da cidade de Nancy, na França. Seus trabalhos estão espalhados por vários países do mundo, como: Canadá, França, Dinamarca, Japão, Estados Unidos, Suíça, Alemanha e Itália, entre outros.

“Exposição 45 Anos de Escultura – Retrospectiva Jofe dos Santos”
Até 13/12
Horário: das 9 às 20h
Local: Parque do Lago Francisco Rizzo
Rua Alberto Giosa, 390 – Embu das Artes
 

 

----
Compartilhe nas redes sociais