Entre os dias 18 de agosto e 2 de setembro, jovens com idades entre 16 e 24 anos de idade que moram nos municípios de Taboão da Serra, Embu, Itapecerica da Serra, Embu-Guaçu, São Lourenço e Juquitiba poderão realizar as inscrições para participar do Geração Cidadã – Consórcio Social da Juventude, projeto de qualificação profissional promovido pelo Governo Federal para estimular o primeiro emprego na região.
Para participar também é necessário que o jovem esteja matriculado e comprove freqüência no Ensino Fundamental, Ensino Médio ou curso de Educação de Jovens e adultos; tenha renda familiar inferior a ½ salário mínimo por pessoa; e disponibilidade para participar de atividades comunitárias aos sábados para receber uma bolsa-auxílio de R$ 120 por mês.
Com duração de quatro meses, o Geração Cidadã atenderá 2.000 jovens, oferecendo qualificação profissional e conceitos de cidadania, saúde e meio ambiente. Com a iniciativa, o Ministério do Trabalho pretende garantir a colocação de, pelo menos, 30% desses jovens no mercado de trabalho, através de parceria com o empresariado da região. Também será dado apoio ao empreendedorismo juvenil e ao cooperativismo como opções de geração de renda para esse público.
Os dois mil jovens atendidos pelo projeto passarão por um módulo básico, que inclui aulas de informática, educação ambiental, ética, cidadania e valores humanos, cooperativismo e economia solidária, além de incentivo à elevação da escolaridade. Concluída a formação geral, será a hora de escolher uma das seguintes áreas específicas: manutenção de computadores, serigrafia e letrista, vitrinista, babá, webdesigner, instalação de som e auto-elétrica, práticas comerciais e administrativas, telemarketing, arte-educação, marcenaria artística e montagem de móveis, serralheria, elétrica e eletrônica, paisagismo e jardinagem, texturização e agente de turismo.
Uma vez atingidos 70% do processo de qualificação, os jovens participantes do Geração Cidadã já poderão concorrer a uma vaga no mercado de trabalho. O empregador recebe como contrapartida todos os benefícios oferecidos pelo Ministério do Trabalho e Emprego dentro do Programa Nacional de Estímulo ao Primeiro Emprego.