Dia 29/1, aconteceu a primeira reunião do Conselho Municipal da Juventude no Cras Santa Tereza. A constituição do Conselho é prevista no Decreto Nº 1055/2015, assinado pelo prefeito Prefeito em novembro passado. Os membros do Conselho foram eleitos durante a III Conferência da Juventude em 2015 (Leia aqui). Aproximadamente 20 pessoas participaram do encontro.
Segundo a coordenadora do Observatório de Políticas Sociais, Thalita Shiraishi, o grupo se reuniu para entender o que era o Conselho, qual seu papel e qual a função dos conselheiros. “Debatemos, em grupos e por meio de dinâmica, quais seriam as atribuições e os objetivos do conselho. Queríamos que eles apresentassem as ideias e necessidades”.
No calendário do conselho ficou acertado que as reuniões acontecerão de forma intercalada: um mês, será no sábado em alguma entidade escolhida previamente, e em outro mês durante a semana na Prefeitura. A segunda reunião acontece dia 18/3, às 9h, no Centro de Referência da Juventude (CRJ) quando será debatido o regimento interno do Conselho, para em seguida se eleger a mesa diretora.
Dando voz ao jovem
A Prefeitura de Embu das Artes cria políticas públicas atendendo a essa faixa da população. Criado em 2014, o Centro de Referência da Juventude (CRJ) tem projetos focados na redução dos efeitos da desigualdade, que proporcionam participação dos jovens e adolescentes na elaboração e monitoramento dessas políticas públicas.
As Conferências da Juventude, realizadas a cada dois anos, ampliam o processo de debate e participação sobre o que os jovens querem para a cidade. É um espaço para discutir, analisar, reivindicar e propor ações para o poder público, mas também para pactuar instrumentos de monitoramento e ação entre as redes de organizações, com foco no controle social das políticas públicas de juventude.