A Secretaria Municipal de Educação apresentou na quinta-feira (28/4) o “Documento Orientador para Diálogos Curriculares” durante evento no Centro Cultural Valdelice, em meio a manifestações artísticas de alunos, citações de metas do recém-aprovado Plano Municipal de Educação (PME) e a narrativa da trajetória para formar o documento.
O encontro relembrou o conjunto de ações iniciadas em fevereiro de 2015 com a formação de todos os gestores da rede municipal e que deram início aos Diálogos Curriculares.
O documento, fundamentado na práxis de territorialidade, nas metas e estratégias do PME, apoiará o debate e a participação democrática na construção coletiva para ampliação do currículo escolar, com realização de 16 plenárias, abrangendo oito regiões estratégicas do município.
Antes ocorrerá um movimento de Consulta Pública que acolherá novas propostas para serem apreciadas nas plenárias de eixo, como a participação da comunidade escolar nas entradas das escolas, consulta virtual, caixa de sugestões, conversa com movimentos sociais, reuniões regionalizadas, encontros com os Conselhos Escolares e debates em Horário de Trabalho Pedagógico e Coletivo (HTPC).
Na programação também está previsto o “Dia do Currículo”, data destinada para que todas as regiões do município abordem o currículo em temas específicos.
Após o processo, um documento conclusivo será redigido e apresentado até o final de outubro para o currículo da rede municipal de ensino, contendo as novas demandas aprovadas.
São seis os eixos indicados no documento, entre eles, destaca-se o “Educação para o Século 21”, direcionado a temas contemporâneos como gestão democrática, igualdade racial, ações afirmativas, gênero, raça, identidade, direitos humanos, meio ambiente, tecnologia da informação, educação profissional, educação social, entre outros.
“As grades curriculares nos aprisionam, mas o currículo vivo nos liberta”, disse o secretário de Educação, Paulo Vicente dos Reis. “E todos os ocupantes de um território podem protagonizar a elaboração curricular”, completou.
Um exemplo desse protagonismo é a possibilidade da comunidade sugerir a inserção na aula de história um conteúdo sobre o perfil de um bairro de Embu das Artes, contando sobre sua origem, seus fundadores, lideranças, lutas, características dos habitantes, entre outras informações.
Estiveram presentes no encontro os vereadores Rosana Almeida (vice-presidente), Doda Pinheiro, Clidão do Táxi e Jefferson do Caminhão, além de estudantes, pais, professores, diretores, gestores, coordenadores e assessores pedagógicos da Secretaria Municipal de Educação.