O Núcleo de Geração de Trabalho e Renda, da Secretaria de Cidadania e Assistência Social da Prefeitura de Embu, realizou nos dias 21 e 22 de dezembro, no Centro Cultural Embu das Artes, a formatura de 500 alunos dos cursos gratuitos de qualificação profissional (Informática, Confeitaria, Culinária, Manicure, Estética, Cabeleireiro e Corte e Costura). “Durante cinco anos de governo aprendemos muito com o povo, que tem uma capacidade incrível e só precisa de oportunidade para mostrar o seu talento”, declarou na ocasião o prefeito de Embu Prefeito.
Todos os materiais utilizados são fornecidos gratuitamente, como tecido , esmalte, cremes, inclusive transporte gratuito saindo da prefeitura até o local dos cursos, em Itauba. Graças a esta iniciativa, 70% dos participantes geram renda formal ou informalmente e, muitos já tem o seu negócio próprio. Outros vêem os cursos como forma de terapia e levam o conhecimento adquirido para suas famílias. É o caso de José Aparecido Mendes do Nascimento, que mesmo recebendo encomenda de salgados logo quando começou a estudar, quis, principalmente, aprimorar suas habilidades: “Não fiz para ganhar dinheiro, eu amo a cozinha. Fiz para cozinhar melhor para minha mãe e minha irmã”, declarou o formando do curso de Arte Culinária.
Segundo o secretário de Cidadania e Assistência Social, Francisco do Nascimento de Brito, no começo do projeto os cursos funcionavam em espaços inadequados e a administração ainda tinha de pagar aluguel. Hoje os locais são equipados e não há mais despesa com o pagamento de aluguel devido a aquisição de uma sede própria e também a parcerias com 5 entidades, entre Associações de Moradores, paróquias e escola.
Inscrições
Desde 2001, aproximadamente 8.000 alunos receberam o diploma de conclusão em diversas oficinas. As inscrições para as próximas turmas serão realizadas somente nos dias 19 e 20 de janeiro no Auditório da Prefeitura. Para se inscrever é necessário apresentar cópia do RG e comprovante de residência recente no próprio nome. Levar ainda uma cópia da declaração de escolaridade (mínima 7a série) no caso do curso de informática. O atendimento será feito por ordem de chegada. Confira o dia e o horário das inscrições de cada curso:
19/01 – 9h: Corte e Costura (modelagem, lingerie e moletom), Confeitaria e Decoração, Manicure e Estética.
19/01 – 11h: Cabeleireiro (acima de 18 anos) não é necessário chegar com antecedência porque haverá seleção dos inscritos devido a demanda.
20/01 – 9h: Informática (acima de 16 anos)
A idade mínima para ambos os cursos é 16 anos. Mais informações pelo telefone 4704-5159. Mais informações pelo telefone 4704-5159.