Fique de olho! O trabalho infantil pode estar acontecendo perto de você. Ajude a combatê-lo! Lugar de criança é na escola!
A Prefeitura de Embu das Artes, por meio da Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Qualificação Profissional, realizará dois eventos importantes para a conscientização e sensibilização da população sobre a questão que, muitas vezes, está acontecendo bem perto de nós. Ajudar a combater o trabalho infantil é tarefa de todos nós.
A erradicação da exploração da mão de obra de crianças e adolescentes é um dos objetivos de desenvolvimento do milênio definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). O dia 12 de Junho é a data que marca o combate ao trabalho infantil. O trabalho não é permitido, sob qualquer condição, para crianças entre 0 e 13 anos. A partir dos 14 anos, somente é permitido trabalhar como aprendiz.
No domingo, 12 de junho, a partir das 9h, funcionários da Assistência Social e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) farão uma ação no Centro Histórico da cidade, em plena Feira de Embu das Artes. A partir de uma barraca montada no Largo 21 de Abril, serão distribuídos cartilha, gibis e folhetos sobre o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). O objetivo é mobilizar a população a contribuir para a erradicação do trabalho infantil.
Na quinta-feira, 16 de junho, das 8 às 12h, no Parque do Lago Francisco Rizzo, a Prefeitura promoverá o I Seminário de Mobilização sobre o Programa de Erradicação de Trabalho Infantil (PETI), que debaterá o diagnóstico, as ações estratégicas e os impactos sociais do trabalho infantil na saúde dessas crianças.
Programação do dia 16/6:
8h – Credenciamento e café
8h30 – Abertura do evento e Intervenção Cultural com Centro de Referência da Juventude – CRJ
9h – Composição da Mesa e Apresentação da Comissão de Elaboração do Plano Municipal de Combate ao Trabalho Infantil
9h30 – apresentação do vídeo Meia Infância
9h40 – apresentação das ações estratégicas, dados IBGE, diagnóstico e vídeo
10h – Palestra sobre PETI e seus impactos sociais e na saúde, com representante do Governo do Estado
11h30 – Dúvidas e encerramento
Denuncie
Disque Direitos Humanos: 100
CREAS: 4781-5896 e 4244-2097
GCM: 153
Conselho Tutelar Centro: 4781-0771 e 4704-4544
Conselho Tutelar Santo Eduardo: 4778-5605/5608