O comandante da Guarda Civil Municipal, Dirceu Alves, compareceu ontem, 21/6, à sessão solene de entrega do Cartão de Prata em homenagem aos 10 anos de fundação do Centro de Formação em Segurança Urbana, responsável pela formação de milhares de guardas na região oeste de São Paulo, incluindo Embu das Artes. A cerimônia aconteceu na sede da Ordem dos Advogados do Brasil, subseção Osasco.
O comandante recebeu o convite para representar as 21 cidades que já participaram dessa formação: “Estou muito feliz e emocionado por ter sido escolhido. Temos uma filosofia consonante que é a da guarda amiga do povo, cidadã e comunitária. Sou grato pela ajuda que recebi aqui, pela formação que foi passada para os homens da GCM de Embu das Artes”. A GCM Mendes acompanhou o comandante durante a solenidade.
“É muito importante a participação do comandante Dirceu no nosso evento, pois ele fez parte da história do nosso Centro de Formação, desde a inauguração ele vem trazendo o efetivo para participar conosco. Essa troca de experiências enriqueceu tanto o nosso efetivo quanto o de Embu das Artes, por isso ele foi escolhido para representar as 21 cidades que já estiveram aqui”, disse o comandante da GCM de Osasco, Paulo Siqueira.
“Conheci o comandante Dirceu quando eu ainda era comandante aqui em Osasco. Ele teve um papel fundamental no Gabinete de Gestão Integrada Intermunicipal, pois era um elo de união entre os comandantes que faziam parte desse grupo. Tive a oportunidade de contar com ele para que todos os municípios da região oeste recebessem benefícios. Fora a sua seriedade que é incontestável”, afirmou o comandante da Guarda Civil Metropolitana da cidade de São Paulo, Gilson Menezes.
Em 10 anos, o Centro de Formação já ministrou cursos para 96 turmas, preparando mais de 8 mil GCM´s em 21 mil horas de aulas. Todo o efetivo de Embu das Artes, de 138 homens e 18 mulheres, passou pelas aulas de direito, psicologia, cidadania, sociologia, tiro, táticas, treinamento, técnicas policiais, entre outras. O curso de formação dura cinco meses e os guardas ficam por 8 horas por dia em formação. Anualmente, há a capacitação de 80 horas para reciclagem.