O Posto de Atendimento ao Trabalhador de Embu (PAT) já cadastrou mais de 29 mil pessoas desde 2001, início da atual administração, conseguindo recolocar mais de 4500 trabalhadores no mercado. No total, foram feitos até hoje mais de 155 mil atendimentos, entre cadastro de desempregados, requerimento do Seguro Desemprego, emissão de Carteira de Trabalho e 1º e 2º via do RG.
Várias empresas, como Daisa, Védat, Twiltex, Ripasa, Embu S/A, Amelco, Dinatécnica, Arbami, Bombas Esco, Embu Científica, entre outras, contribuíram com o Posto de Atendimento disponibilizando diversas vagas. Com isso, o PAT conseguiu encaminhar mais de 34 mil trabalhadores, sendo que 4500 foram recolocados no mercado de trabalho desde 2001 até o momento.
Tatiane de Lourdes Soares, 27, moradora do Jd. Sílvia, indicada por uma amiga, procurou o PAT e após uma semana, já estava trabalhando como recepcionista numa escola em Taboão da Serra. Segundo ela, o auxílio do PAT foi fundamental para que encontrasse um emprego.
O auxiliar de escritório Diego Damas Camargo, 20, morador do Jd. Ferreira, também conseguiu se recolocar no mercado de trabalho através do PAT. Diego afirma que tentou diversos meios, como agências, para encontrar um emprego, mas não obteve sucesso. Segundo ele, o serviço oferecido pelo Posto é importante para ajudar a população desempregada.
Segundo Vilma Aparecida da Silva Santos, diretora do PAT de Embu, o número de vagas oferecidas ainda é insuficiente para atender a população, mas, mesmo assim, os funcionários do posto procuram encaixar as pessoas nos cargos em aberto. Como as exigências das empresas são inúmeras, trabalhadores com mais de 40 anos raramente conseguem retornar ao mercado de trabalho. Outros fatores que impedem a recolocação dos desempregados são a escolaridade, falta de conhecimento em informática e também a distância de sua residência até o local da empresa, pois quanto mais perto do trabalho o candidato morar, ele terá mais chances de ser contratado.
As vagas captadas e oferecidas pelo PAT são divulgadas através do informativo Circulando, que é afixado em ônibus, lotações e prédios públicos municipais e distribuído em entidades, escolas e Unidades Básica de Saúde de Embu.
Seguro desemprego
O sistema totalmente informatizado do PAT facilita o dia-a-dia dos funcionários e faz com que o serviço seja mais ágil e, consequentemente, o retorno para os trabalhadores também. Hoje, as pessoas que procuram o Posto têm a possibilidade de dar entrada no Seguro Desemprego de forma rápida e podem, por exemplo, saber quando estes recursos estarão disponíveis em sua conta.
Segundo Vilma, a média diária de atendimento varia entre 300 à 340 trabalhadores de Embu e região. O atendimento do PAT é feito de 2º à 6º -feira das 07 às 16h na Rua Andronico dos Prazeres Gonçalves, 114 – Centro de Embu. Os serviços disponíveis são: cadastro de trabalhadores, requerimento do Seguro Desemprego, emissão de Carteira de Trabalho e 1º e 2º via do RG.