Prefeitura de Embu das Artes vai ampliar circuito da Feira de Artes

12/08/2005 - 0:00
Prefeitura de Embu das Artes vai ampliar circuito da Feira de Artes
Acessibilidade

A Plenária Temática de Turismo, que elegeu delegados ao Orçamento Participativo, realizada na quarta-feira (10 de agosto), foi mais um passo importante no relacionamento da Secretaria Municipal de Turismo com artistas e empresários no sentido de fortalecer o turismo na cidade, tornando-o um produto rentável e de inclusão social. A meta é consolidar Embu das Artes como um roteiro turístico sustentável de qualidade, com a geração de emprego e renda.

Dificuldades para chegar a este objetivo não faltam, mas a disposição da equipe de Turismo, tendo à frente Renato Gonda, secretário municipal de Turismo, é positiva. Embu das Artes tem, segundo ele, o que toda estância turística sonha: o turista. Mas a infra-estrutura para recebê-lo e fazê-lo consumir na cidade ainda é precária. A cidade recebe uma média de 20 mil visitantes por final de semana, que tem o turismo concentrado na Feira de Artes, onde cerca de 550 artistas e artesãos expõem seus trabalhos pelas principais ruas do centro histórico.

Entre as ações previstas pelo Turismo, a expansão da Feira de Artes, incluindo mais ruas ao circuito da feira, com funcionamento também durante a semana, está entre as prioridades. Com isso, será possível inserir novos artistas e artesãos e distribuir os expositores por categorias.

Durante o primeiro semestre, a regularização da situação dos expositores – até o início do ano, 80% deles não pagavam a licença de funcionamento – esteve no centro das atenções da equipe do Turismo. Seis meses depois, a situação mudou muito: somente 12% são inadimplentes enquanto 88% estão com sua situação em dia.

O pequeno orçamento deve ser compensado com o busca de parceiros interessados no desenvolvimento do turismo na cidade. Segundo Renato Gonda, Secretário Municipal de Turismo, estão sendo feitos contatos para a realização de parcerias com grandes hotéis de São Paulo, já que o município não possui infra-estrutura de hospedagem. A participação de Embu das Artes em feiras e eventos nacionais e internacionais também tem esse objetivo.

Entre as próximas ações definidas pela Secretaria de Turismo estão, ainda, a implantação dos Portais da Cidade, a instalação da nova sinalização turística para o centro histórico, a realização do Natal das Luzes, ao término da mostra Embu Decor, o incentivo ao turismo noturno e religioso e ao ecoturismo. Também no cronograma, o término da implantação do Teatro Popular Solano Trindade, a instalação do Centro de Atendimento ao Expositor (junto ao Centro de Atendimento ao Turista, no Largo 21 de Abril).

Participaram da mesa da plenária: Renato Gonda, secretário municipal de Turismo; Joselício Freitas dos Santos, secretário adjunto do Turismo; Luiz Fernando Medina, presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Clauzimara Tallala Gegunes, do Sebrae; e Paulo Souza, da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, que coordena o Orçamento Participativo.

Foram eleitos dez delegados ao OP, sendo cinco representantes da sociedade civil e cinco do poder público. Sociedade civil: Sidney Moreno Rodrigues, conhecido como Cristo (expositor da Feira de Artes), Indaia Emília Schuller (ong ambientalista); Mariano e Takumi (teatro mambembe) e Marco Antonio Mendonça (expositor da feira). Do poder municipal: Renato Gonda (Secretário de Turismo), e os funcionárops da Secretaria de Turismo, José Luiz de Mendonça (eventos), Aloisio Márcio do Carmo (CAT), Reginaldo Pires Gomes (projetos)  e Ricardo Luiz Pereira Padilha (eventos).

----
Compartilhe nas redes sociais