Aleitamento materno: 52% dos bebês da cidade amamentados no peito

10/08/2016 - 0:00
Aleitamento materno: 52% dos bebês da cidade amamentados no peito
Acessibilidade

A Prefeitura de Embu das Artes, através da Secretaria de Saúde, promoveu no dia 10/8 o encerramento da XIV Semana Municipal de Aleitamento Materno com a participação das Unidades Básicas de Saúde no Centro Cultural Mestre Assis. O evento contou com mais de 150 pessoas e contou com palestra e apresentações culturais ligadas ao tema.

“Ver esse auditório cheio me faz acreditar cada vez mais na questão da amamentação como uma questão de saúde, isso é de extrema importância. Gostaria de ver essa ação cada vez mais ampliada, pois aquilo que é bom deve persistir e permanecer”, falou a secretária de Saúde, dra. Sandra Magali Fihlie.

A semana aconteceu de 1º a 7/8, conforme a Lei Municipal Nº 2.616/ 2012, com o tema “Aleitamento Materno e Desenvolvimento Sustentável: avanços e desafios no contexto brasileiro” e colocou como proposta a reflexão sobre o cenário nacional do aleitamento materno e as perspectivas futuras no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) traçados para o período 2016-2030.

“Temos que olhar para o futuro, por isso temos que investir agora, na primeira infância. A amamentação pode contribuir para a redução da pobreza, por exemplo. Para se ter uma ideia, para se alimentar um bebê por 6 meses, a família gastaria 135 litros de leite de vaca, ao custo de R$ 96, ou R$ 308, caso a mãe queira usar essas fórmulas prontas. Quem ganha salário mínimo, como irá alimentar o resto da família ou pagar outros tantos gastos em casa?”, afirmou a coordenadora do evento, dra. Lucimeire Brockveld, mestranda do Instituto de Saúde de São Paulo.

Embu das Artes é uma cidade reconhecida por seu esforço nas ações de aleitamento materno, tanto no âmbito estadual como nacional, sendo que a pesquisa mais recente mostrou que o município apresenta 52% de aleitamento materno exclusivo até os 6 meses. Em 2001, esse índice era 16%.

Anualmente, a World Alliance for Breastfeeding Action (WABA) realiza a Semana Mundial de Aleitamento Materno, que visa constituir-se em um veículo para promoção da amamentação. Cerca de 120 países participam dessa iniciativa.

A madrinha oficial da XIV Semana de Aleitamento Materno, a enfermeira Eliane Pereira de Almeida, que trabalha na UBS Ressaca, compareceu com seu pequeno Júlio César e falou sobre sua primeira experiência com a amamentação. “Sofri muito, tive dores, rachaduras, e vi que aquilo que ensinava às mães também pude aplicar em mim mesma. Hoje eu sou protagonista dessa história”, falou.

Ao final houve a premiação da UBSs pela Gincana da Semana de Aleitamento. A grande vencedora foi a unidade Ressaca, seguida pelas unidades Santa Tereza e São Marcos. Os servidores das UBSs realizaram apresentações de música, vídeos, jogral e teatro com o tema.

 

----
Compartilhe nas redes sociais