A Feira de Artes e Artesanato foi criada em 31 de janeiro de 1969 na frente da Igreja Matriz, hoje Museu de Arte Sacra. Mas, desde 1964, a partir do 1º Salão de Artes Plásticas de Embu, que reuniu trabalhos de diversos artistas renomados, a arte produzida no município passou a ser reconhecida nacional e internacionalmente. No decorrer de seus trinta e seis anos de existência, a Feira foi ocupando todas as ruas do Centro Histórico. Paralelamente, foram surgindo as diversas lojas de artesanato, galerias de arte, antiquários e lojas de móveis rústicos artesanais, tornando a cidade conhecida por Embu das Artes.
Hoje, a cidade abriga dezenas de ateliês, onde pintores, escultores, forjadores, entalhadores e ouriveres produzem obras de grande beleza e refinamento, encantado os turistas que visitam Embu semanalmente. E oferecem ao público uma grande variedade de opções: bijouterias, porcelanas, instrumentos musicais, estofados, cestarias, vestuários, rendados e mais uma série de objetos utilitários, ou simplesmente decorativos, que enchem os olhos das pessoas que transitam pelas ruas do centro histórico.
Mas não são apenas as artes plásticas que garantem ao município sua tradição cultural, Embu também é a terra da dança, do teatro, da música e da poesia, manifestações que podem ser vistas em diversos espaços públicos da cidade, como as Bibliotecas Municipais e o Centro Cultural Embu das Artes.
Entre as opções de visita, cultura e lazer oferecidas pela cidade destaque para o Centro Cultural Embu das Artes (Largo 21 de Abril, 29 – Centro), cujo espaço abriga salas de exposições, auditório, com programação gratuita para atrair o público em geral; o Memorial Sakai de Embu (Rua Rebolo Gonzales, 185 – Cercado Grande) e para o Parque do Lago "Francisco Rizzo" (Avenida Alberto Giosa, 300 – Centro).
Não deixe de visitar também o Museu de Arte Sacra, construção do século XVIII que compõe o patrimônio histórico da cidade e está localizado na região central, o Museu do Índio (Rua da Matriz, 54 – Centro) e a Capela de São Lázaro (Rua da Matriz, s/nº – Centro).