Com uma procissão de romeiros, rezadeiras e adoradores realizada no último dia 30 de maio entre a Praça da Lagoa e o Memorial Sakai, foi encerrada a edição 2005 da Festa de Adoração à Santa Cruz de Embu, após 11 dias de programação, que este ano também incluiu o tradicional Tapete de Corpus Christi.
As festividades deste ano foram iniciadas no dia 20 de maio, com uma procissão até o Memorial Sakai, construído ao lado do Cruzeiro de Embu, onde a tradição da Festa de Santa Cruz foi resgatada no século passado por inúmeros artistas, romeiros e representantes da sociedade do município, muitos deles homenageados no dia 23 de maio em cerimônia realizada no Centro Cultural.
Após um final de semana de programação no Memorial Sakai, com apresentações de Folias de Reis locais e de diversas cidades parceiras, de grupos de danças típicas, de quadrilhas e atrações musicais, a Festa de Santa Cruz desceu em procissão até o Centro Cultural Embu das Artes na segunda-feira, dia 23 de maio, onde permaneceu com programação até o dia 27, quando seguiu para a Praça da Lagoa.
Destaque para a procissão ao longo do Tapete de Corpus Christi, que foi montado em um trecho de 315 metros da Rua do Rosário, por onde passaram centenas de fieis na tarde do feriado, após realização da missa realizada no Ginásio Municipal Herminío Espósito. A programação do dia foi encerrada com uma bela apresentação de Maria Dapaz e convidados.
Entre os dias 27 e 29 de maio, a Praça da Lagoa recebeu um grande público para acompanhar as apresentações de grupos de danças típicas, quadrilhas, violeiros e atrações musicais variadas. Destaque para os espetáculos de Jacó e Jacozito, Téo Azevedo e Arleno Farias, que apresentaram em seus repertórios músicas que fazem parte da tradição da música popular brasileira.
As festividades foram encerradas no dia 30 de maio, com uma procissão de romeiros, rezadeiras e adoradores, conduzindo o mastro e a Santa Cruz até o Memorial Sakai, onde o evento chegou ao seu final regado a quentão e guloseimas da culinária caipira.