Muitas vezes, o munícipe tem dúvida sobre qual serviço de saúde procurar em cada ocasião. Pensando em esclarecer essa questão, conversamos com o secretário de Saúde José Alberto Tarifa para entender quais os serviços oferecidos nas Unidades Básicas de Saúde , Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Pronto-Socorros, e em que momento se deve procurar cada um desses locais.
“Infelizmente o atendimento da UPA e dos pronto-socorros está banalizado, pois as pessoas normalmente deveriam procurar as UBS para fazer um acompanhamento de saúde, fazer a parte preventiva. Procurar o pronto-socorro deve ser algo para casos de urgência e emergência como acidentes, quedas, mal súbito, febre alta que não baixa, dentre outros casos agudos. Isso desafoga e melhora o atendimento. Posso dar um exemplo muito comum: a pessoa tem problema de pressão alta e não faz acompanhamento da doença na UBS. Quando ela tem uma crise hipertensiva, procura o PS ou a UPA. Esse paciente será medicado, mas o médico não conhece seu histórico. A pessoa vai embora achando que está tudo bem, mas por não passar na UBS para aprender a cuidar da alimentação, tomar remédio para controlar a pressão, fazer exames periódicos e acompanhar a doença, poderá ter sucessivas crises até culminar num Acidente Vascular Cerebral. O que era pra ser uma patologia controlada, vira um problema muito maior ”, conta o secretário.
Nos casos em que é possível esperar, é adequado aguardar para passar com o especialista na UBS, para que o paciente possa ser tratado adequadamente, evitando as crises e a necessidade de procurar a UPA ou o PS. “Hoje para se ter ideia, gastamos mais com o serviço de urgência e emergência do que com o resto, essa relação está invertida, pois o correto é investir mais nas UBS´s, no serviço de prevenção do que nas emergências. O PS e a UPA realizam o atendimento para resolver o seu problema naquele momento, não vão acompanhar a saúde do paciente. A UBS acompanha a saúde e tem como meta a prevenção”, falou.
Entenda as diferenças entre urgência e emergência e em que momento procurar cada serviço:
URGÊNCIA
– Define-se por URGÊNCIA a ocorrência imprevista de agravo à saúde com ou sem risco potencial de vida, cujo portador necessita de assistência médica imediata.
EMERGÊNCIA
– Define-se por EMERGÊNCIA a constatação médica de condições de agravo à saúde que impliquem em risco iminente de vida ou sofrimento intenso, exigindo portanto, tratamento médico imediato.
Uso da UPA/PS:
-Acidentes domésticos
-Acidentes de trânsito
-Picada de inseto com reação alérgica
-Mordida de animal
-Quedas
-Agravamento de problemas
-Crise asmática
-Crise hipertensiva
-Fraturas
-Engasgamento
Uso das UBS:
-Tratamento preventivo
-Realização de exames periódicos como Papanicolau, sangue, fezes, urina, dentre outros
-Acompanhamento com pediatra, ginecologista, dentista, clínico geral, psicólogo
Confira aqui os endereços dos equipamentos de saúde:
Serviço de Urgência e Emergência