Embu das Artes reflete sobre violência no Dia da Mulher

09/03/2017 - 12:03
Embu das Artes reflete sobre violência no Dia da Mulher
Acessibilidade

O Dia Internacional da Mulher foi solenizado na quarta-feira (8/3) na Central de Qualificação Profissional, dando início ao Mês da Mulher que promoverá 18 rodas de conversa com o tema “Tire Seu Machismo Da Frente Que Eu Quero Passar”, ministradas pela equipe do Centro de Referência da Mulher (CRM) em equipamentos públicos, igrejas e associações.

Veja aqui a programação completa do evento coordenado pela Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Embu das Artes.

“Não há motivos parar se comemorar, esse dia é para refletirmos e debatermos a respeito de uma vida mais digna, pois os dados da violência contra as mulheres são alarmantes“, declarou a secretária de Desenvolvimento Social, Roberta Santos, que lembrou da importância da Lei Maria da Penha (11.340/2006), que estimulou denúncias de vítimas dessa triste realidade.

Para se ter ideia, 49,82% dessas denúncias correspondem a violência física, sendo que 58,55% são contra a mulher negra. A cada 7 minutos, um ato de agressão contra elas é cometido no Brasil. A região Nordeste concentra o maior número de registros. Os principais agressores são os maridos ou companheiros em 41% dos casos.

O Centro de Referência da Mulher (CRM) de Embu das Artes atendeu em 2016 cerca de 2.534 mulheres. Ele é um órgão de acolhimento que tem por objetivo oferecer apoio e subsídio para que a mulher e sua família possam lutar por seus direitos. É um espaço de convivência com privacidade e individualidade, com serviços integrados de apoio psicológico, social e jurídico. Leva o nome de Inês Israel dos Santos, uma homenagem a essa moradora de Embu das Artes, que foi morta a tiros por um homem desconhecido aos 39 anos de idade.

O evento teve a participação da servidora Maria Viana, que testemunhou ao público a sua árdua história de vida e exemplo de superação. “Após o difícil fim do meu casamento, estava fragilizada e tinha receio de me arriscar profissionalmente. Mas um dia decidi acreditar em mim e caminhar sem medo, mesmo com muitas barreiras. Passei num concurso público, voltei a estudar, conclui o Ensino Médio e hoje estou no último ano do curso de Serviço Social”, revelou.

O vice-prefeito, Peter Calderoni, saudou as mulheres e exaltou o papel delas em nosso País: “Vocês são exemplos de resistência, responsabilidade e capacidade”.

Para denunciar
– Centro de Referência da Mulher (CRM): Rua Dona Bernardina, 37, Centro, Tel. 4704-0238
– Disque 100 – Direitos Humanos
– Disque 180 – Secretaria de Políticas para as Mulheres

Presentes à mesa diretora: secretárias Roberta Santos (Desenvolvimento Social) e Rosana Almeida (Cultura), Lúcia Gussom (coordenadora CRM), Simone Jorge (diretora Proteção Especial), Elaine Santos (1ª Dama), Eliane Santos (presidente do Fundo Social de Solidariedade), Maria Ap. Junqueira (dir. Serviço Social da Faculdade Anhanguera), vereadores Hugo Prado (presidente) e Daniboy. Demais autoridades: Marcos Roberto (chefe de Gabinete), vereadores Bobilel Castilho, Gerson Olegário, Edvânio Mendes, Júlio Campanha, Joãozinho da Fármacia e Zezinho Barros.

Apresentações artísticas: grupo de canto e coral do Centro de Referência da Juventude (CRJ) e leitura de texto poético do educador José Maria Lucena, da Secretaria de Desenvolvimento Social.

----
Compartilhe nas redes sociais