Embu das Artes vive um grande momento. O prefeito Ney Santos criou a Secretaria de Segurança Pública. Assim, a Guarda Civil Municipal (GCM) passa a ter total autonomia em sua gestão e no combate à criminalidade. O sonho dos guardas municipais torna realidade no ano em que a corporação completa 14 anos de existência. O GCM Denis Viana assume o comando da nova pasta.
“Não adianta jogar a responsabilidade para outras polícias. Temos que nos unir com a Civil e Militar. Queremos que a Guarda tome conta da segurança da nossa cidade. Não seremos omissos e, sim, parceiros. Vocês terão em mim um servidor para servir vocês” – disse Ney Santos. Segundo ele, em pesquisa realizada no município, o item segurança aparece em terceiro lugar como o mais preocupante. Em primeiro está saúde e, em segundo, trânsito e transporte. Áreas em que o governo também trabalha intensamente pela sua melhoria.
Ney Santos anunciou que vai abrir concurso público para contratação de mais guardas – hoje o efetivo é de 129. Outra novidade que beneficiará a todos os servidores é o programa Minha Casa, Minha Vida. A Prefeitura está estudando um plano exclusivamente para os funcionários. Também está em pauta a implantação do plano de saúde a um preço acessível e extensivo a dependentes.
O secretário Denis Viana ressaltou que a GCM de Embu das Artes é a única qualificada da região para atuar em três frentes: Patrimonial, Policiamento Comunitário /Mediador e Combate Repressivo. “Quero aqui agradecer o prefeito Ney Santos, em nome da corporação, pela audácia e coragem de enfrentar a problemática da segurança pública” – finalizou.
Para o secretário de Serviços Urbanos e Limpeza Pública, Leo Novais, que é morador de Embu das Artes há mais de 18 anos e pode acompanhar a criação da GCM, a Secretaria de Segurança Pública demonstra ousadia e chega para contribuir e fazer a diferença.
O evento ocorreu no Centro Cultural Mestre Assis do Embu e contou com a presença de vereadores e secretários municipais.