Profissionais de enfermagem da maternidade e das Unidades Básicas de Saúde municipal participaram dia 11/4, da Capacitação em Triagem Neonatal – Teste do Pezinho, promovida pelo Secretária Municipal de Saúde em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de São Paulo.
No treinamento, o enfº Celso Rosa do Amaral, da APAE, orientou que a triagem neonatal é um exame laboratorial, conhecido como Teste do Pezinho, que deve ser realizado no recém-nascido a partir do segundo dia de vida e a coleta deve ser feita corretamente nas maternidades a partir de 48h de vida ou nas Unidades Básica de Saúde.
Hoje, toda a criança nascida em território brasileiro tem direito ao Teste do Pezinho Básico, composto por seis diagnósticos: Fenilcetonúria, Hipotireoidismo Congênito, Anemia Falciforme (e demais Hemoglobinopatias), Deficiência da Biotinidase, Hiperplasia Adrenal Congênita e Fibrose Cística e é totalmente gratuito. O Teste do Pezinho tem como objetivo detectar precocemente essas doenças cujos sintomas clínicos possam ser reduzidos ou eliminados através de tratamento. O diagnóstico tardio causa lesões irreversíveis no desenvolvimento intelectual.
O Teste do Pezinho é um exame rápido de prevenção que coleta gotinhas de sangue do calcanhar do bebê com a finalidade de impedir o desenvolvimento de doenças que, se não tratadas, podem levar à Deficiência Intelectual e causar outros prejuízos à qualidade de vida das pessoas.
A próxima capacitação para os profissionais da rede municipal de saúde acontecerá no dia 27/4.