Uma cidade que há dois anos não tinha nenhum semáforo, hoje é premiada nacionalmente pelo DENATRAN (Departamento Nacional de Trânsito). Esta é a primeira vez que Embu das Artes concorre e leva o primeiro lugar. E isso foi possível graças ao empenho da pequena Ana Heloísa, moradora do Jardim São Francisco, que prepara-se para ir à Brasília com sua mãe e também com a professora Vivian Pinheiro, dia 24, para receber o prêmio de gratificação no Planalto Central. A aluna fez o melhor desenho do país, sob o tema: "O que tem de bom no trânsito da minha cidade".
Em maio deste ano, a Secretaria de Governo por meio do diretor de Trânsito, Paulo Oliveira e a secretária de Educação, Rosimary Matos, começaram um trabalho de mobilização nas escolas municipais e particulares, desenvolvendo atividades educacionais voltadas à conscientização de crianças, jovens, educadores e pais a refletirem sobre o trânsito da cidade, e sua importância na relação com o meio ambiente e qualidade de vida.
Atualmente 40 escolas foram sinalizadas com faixas de pedestres e placas de orientação em suas proximidades. Essa ação chamou a atenção das crianças, servindo de inspiração no momento de criar os desenhos que concorreram ao prêmio DENATRAN. "Além da importância do prêmio, tivemos a preocupação em educar essas crianças e conscientizá-las. Eu fiquei emocionada quando soube da notícia. Sempre acreditei no trabalho e dedicação dos professores do ensino público, e este é o resultado de tanto empenho", comenta Rosimary Matos, secretaria de Educação.
Ao todo foram três fases classificatórias: municipal, estadual e federal em todas as etapas Ana Heloísa obteve o primeiro lugar, somente no município disputou com aproximadamente 25 mil crianças de 36 escolas . "Fiquei muito feliz por ser escolhida. Fiz o desenho pensando nas coisas que eu via pela minha cidade e nos passeios que faço com minha família. Vou aproveitar o prêmio em dinheiro e comprar um monte de coisas legais e ajudar minha família", explica Ana Heloísa. A aluna nunca participou de nenhum outro concurso e comenta que assim que recebeu a notícia correu para avisar seus pais.
A professora Vivian Pinheiro, que leciona na Escola Municipal de Educação Infantil José Carlos Gonçalves, no Jardim São Marcos, trabalha todos os anos um projeto chamado "Conhecendo minha cidade". Quando soube da nova campanha de educação para o trânsito sentiu-se motivada e a partir daí adaptou diversas atividades com os seus alunos como apresentação de ilustrações, pesquisas, rodas de conversa e excursões pela cidade. "Trabalho há 27 anos na rede pública e sempre me preocupei em orientar as crianças sobre a importância de utilizar o cinto de segurança, saber atravessar as ruas e respeitar os faróis. Este é o fruto de um trabalho conjunto entre pais, alunos, educadores e pessoas do DIVTRAN (Divisão de Trânsito e Transportes). Quando envie os desenhos, ficamos torcendo para que nossos alunos fossem escolhidos", comentou Vivian satisfeita.
O Projeto de Educação para o Trânsito encerrará dia 05 de novembro, às 10h, com uma Feira Cultural de exposições e apresentações, na Creche Municipal, localizada na Estrada dos Moraes, n.º. 23, Jardim São Marcos. Outras informações podem ser obtidas pelo fone: 4149-6214.
Uma cidade mais consciente
O crescimento desordenado e o aumento de tráfego nas estradas vicinais, levou a Prefeitura a investir na organização do trânsito, iniciando a partir de 2001 a sinalização em diversos pontos da cidade.
Após estudos e análises dos índices de acidentes e solicitações constantes de moradores e usuários da malha viária do município, ficou constatado que apenas a sinalização não seria o suficiente para resolver os problemas da segurança viária, sendo portanto, necessário utilizar equipamentos mais modernos. Em 2005, foram instalados em diferentes pontos do município quatro radares, três lombadas eletrônicas e dois semáforos inteligentes. Também foram realizadas várias pinturas e restaurações de faixas, regularizando o fluxo de veículos e pedestres. Rotatória e ilhas de refúgios foram construídas para reforçar a organização do trânsito.