Dia de combate à hipertensão

26/04/2017 - 17:49
Dia de combate à hipertensão
Acessibilidade

Usualmente chamada de “pressão alta”, a hipertensão ocorre quando há a contração dos vasos sanguíneos, fazendo a pressão arterial ficar igual ou acima de 14 por 9.

Quando o entupimento de um vaso acontece no coração, ela pode causar a angina (sintoma de desconforto ou dor o peito quando há uma interrupção parcial da irrigação de sangue no coração) que pode ocasionar um infarto. No cérebro, o entupimento ou rompimento de um vaso leva ao Acidente Vascular Cerebral (AVC).também chamado de “derrame cerebral”. Nos rins podem ocorrer alterações na filtração e até a paralisação dos órgãos.

A hipertensão é muito comum e afeta uma a cada quatro pessoas adultas. Estima-se que atinga em torno de, no mínimo, 25% da população brasileira adulta, chegando a mais de 50% após os 60 anos de idade e está presente em 5% das crianças e adolescentes no Brasil. É responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. As graves conseqüências da pressão alta podem ser evitadas, desde que os hipertensos conheçam sua condição e mantenham-se em tratamento médico com adequado controle da pressão.

As melhores formas de controlar a pressão alta são: medir a pressão pelo menos uma vez por ano; praticar atividades físicas todos os dias; manter o peso ideal, evitando a obesidade; adotar alimentação saudável com pouco sal, sem frituras e com mais frutas, verduras e legumes; reduzir o consumo de álcool, se possível, não beber; não fumar; nunca parar o tratamento médico; seguir as orientações do médico ou profissional da saúde e evitar o estresse.

Será que você é daquelas pessoas que tem pressão alta sem saber? Qual valor da pressão é considerado normal? É verdade que a hipertensão atinge mais os idosos?

Hoje, 26 de abril, é o Dia Nacional do Combate à Hipertensão e, para celebrar a data e falar mais sobre o assunto, nos próximos dias a Prefeitura de Embu das Artes, através da Secretaria Municipal de Saúde, irá postar os 10 mandamentos para prevenção e controle da pressão alta. 

 
----
Compartilhe nas redes sociais