O 1º FOCA – Fórum Municipal de Cultura & Arte de Embu das Artes, com o tema “Todo Embu é das Artes!”, aconteceu no sábado (27/5) na E. M. Paulo Freire com a organização da Secretaria Municipal de Cultura.
Sob a mediação da secretária de Cultura, Rosana Almeida, houve a participação dos artistas Raquel Trindade, Tônia do Embu, Wanderley Ciuff e Marcelo Curts, que contextualizaram suas atividades na construção de Embu das Artes e expressaram o seu orgulho em levar o nome e a arte da cidade para o mundo.
Outra presença foi a do maestro Alailton Assumpção, que falou da importância que a cultura exerce no desenvolvimento humano e na evolução dos povos. Já o historiador Márcio Amêndola deu uma aula sobre Embu das Artes, das suas origens com os índios, jesuítas e também da trajetória artística e cultural desde a formação da Feira de Artes e Artesanato. Como conhecedor das tradições, Amêndola apresentou uma série de documentos que revelam muito da história e da formação da cultura local. E para falar de empreendedorismo de sucesso, o evento contou com a palestra do professor do SENAC, Walter Budacs Júnior.
O público do FOCA participou ativamente das discussões, formulando perguntas e emitindo comentários, por meio das mesas de debate conforme sua área de atuação ou interesse. Os eixos temáticos foram Literatura, Artes Plásticas, Artes Cênicas, Música, Artes Digitais e Novas Mídias, Cultura Popular, Artesanato e Dança.
Entre os objetivos do 1º FOCA, estão constituir uma rede formada por gestores e/ou administradores da cultura, técnicos, agentes, produtores e criadores culturais, movimentos sociais, grupos artísticos locais, ONGs, cidadãos comuns, etc. e estimular o debate e a ação cultural, propondo políticas culturais, ampliando e democratizando a ação do governo municipal, estimulando relações de parceria e ações conjuntas entre governo municipal e sociedade civil, constituindo a esfera pública da cultura no município.
Como resultado do FOCA, foi deliberado a criação do Fórum Permanente de Cultura, com Câmaras Temáticas como de Dança, Arte Cênica, Música, Artes Plásticas, Literatura e Cultura Popular, para a realização de novos encontros para dar continuidade às discussões iniciadas nessa etapa.