A Secretaria de Desenvolvimento Social da Prefeitura de Embu das Artes participou no dia 22 de junho do encontro temático “Violência contra a Pessoa Idosa – Ações do Poder Público e Experiências em Serviços Socioassistenciais”, que ocorreu na Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social.
Representaram a pasta a coordenadora do Serviço de Proteção Social Especial à Pessoa Idosa e sua Família, Lúcia Gusson Aguiar, e o coordenador do Centro de Convivência do Idoso, Milton Ueno.
Nessa reunião foi realizado um debate sobre o levantamento da Ouvidoria Nacional dos Direitos Humanos (Disque 100), que mostra que o estado de São Paulo registrou 7.550 denúncias de violência contra a pessoa idosa em 2016. Esse número representa 27% do total de 27.454 denúncias recebidas de violações de direitos humanos no período no estado. Além disso, houve um aumento de 10% em um ano, já que em 2015 foram realizadas 6.853 denúncias.
Ainda de acordo com o Disque 100, em 39% dos casos a violência acontece dentro da própria casa por negligência, seguida de violência psicológica, com 26,40%. O abuso financeiro e a violência patrimonial superam 17%. Negligência, violência psicológica, abuso financeiro e econômico, violência patrimonial, violência física estão entre as principais violações contra os idosos. As mulheres estão entre as maiores vítimas, com registro de denúncias somando 60% contra 29% de idosos no âmbito nacional.
A ideia foi discutir a atuação do poder público a partir das experiências de atendimento a idosos em situação de violência nos serviços socioassistenciais da Proteção Social Especial e do Programa São Paulo Amigo do Idoso.
Visando combater e apoiar os idosos de Embu das Artes, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social oferece serviços de convivência e defesa à pessoa idosa, no Centro de Convivência do Idoso, pelo telefone 4778-0286, e no Serviço de Proteção Social Especial à Pessoa Idosa e sua Família, no telefone 4704-0238.