A Secretaria de Desenvolvimento Social informa sobre o que é e onde são oferecidos os “Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV)”.
O SCFV é um serviço da Proteção Social Básica do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) que possui um caráter preventivo e proativo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades e potencialidades dos usuários, com vistas ao alcance de alternativas emancipatórias para o enfrentamento das vulnerabilidades sociais. Deve ser ofertado de modo a garantir as seguranças de acolhida e de convívio familiar e comunitários, além de estimular o desenvolvimento da autonomia dos usuários.
Os usuários do SCFV são divididos em grupos a partir de faixas etárias, considerando as especificidades dos ciclos de vidas. O trabalho nos grupos é planejado de forma coletiva, contando com a participação ativa do técnico de referência, dos orientadores sociais e dos usuários.
Esse serviço é ofertado de forma complementar ao trabalho social com famílias, realizado por meio do Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF) e Serviço de Proteção e Atendimento Especializado a Famílias e Indivíduos (PAEFI) para famílias com crianças e adolescentes de 6 a 17 anos e pessoas com deficiência e idosos, visando a redução de situações de vulnerabilidade social, a prevenção da ocorrência de riscos sociais, o aumento de acessos a serviços socioassistencial e setoriais e, por fim, para a melhoria da qualidade de vida dos usuários e de suas famílias.
No município de Embu das Artes o SCFV é ofertado através das entidades conveniadas e pelo serviço direto. São elas: Coopjovem, ASMOREJI, Associação Parque Pirajuçara, Fraternidade Rio Pequeno, Associação Jd. Silvia, Associação Jd. Santa Luzia, Três AAA, CCCA Nossa Sra. de Fátima, CCCA Jd. do Colégio, CCCA Jd. Vista Alegra, Núcleos do CCI e CCPD.