A 5ª edição da Olimpíada Literária será lançada oficialmente na terça-feira, dia 01 de agosto às 18h, no Centro Cultural Mestre Assis. Esse é um projeto da Secretaria de Educação do Município de Embu das Artes que há alguns anos, vem promovendo a prática da leitura e produções textuais. Nesse tempo, muitos trabalhos foram reconhecidos por meio da divulgação e premiação.
Neste ano, o tema promete ser uma experiência marcante para alunos, educadores e público em geral. Atualmente, com os avanços tecnológicos, acesso à internet, celulares, o modo de interação entre as pessoas tem se modificado. Antigamente, para ter contato com o outro era necessário sair de sua casa, nos dias de hoje, o contato se estabelece de maneiras diferentes.
O avanço da urbanização vem provocando mudanças significativas nas relações interpessoais e sociais. A sociedade foi se ajustando a esse contexto social, modificando seus costumes, sua rotina. Não podemos negar as vantagens de todas essas mudanças, contudo, muitas vezes estamos tão envolvidos em nosso cotidiano que nos esquecemos de examinar nossos valores e buscar cuidar da vida com compreensão, compaixão e amor.
O cantor e compositor Hélio Braz acalentava um disco de músicas voltadas ao público infantil já há alguns anos e no encontro com a arte-educadora Wanda Moreira que já trazia na sua bagagem vários anos de experiência com crianças do ensino da rede pública e também particular nasceu o projeto “Lagarta Pintada”.
Após várias apresentações em Escolas, Teatros e outros espaços culturais, tais como Bienal do Livro SP, Shopping Osasco, IN BAHIA Bienal de cinema baiano, Livraria Cultura – BA, Livraria Paná Paná-SP, Senac Pompéia entre outros, resolveram registrar num CD as músicas do projeto. Um CD com 13 músicas autorais que enfatizam os ritmos brasileiros.
Para este evento apresentaremos algumas canções autorais voltadas aos valores humanos e também O Caderno de Vinícius de Morais. Teremos também a participação especial do músico, compositor e ativista cultural Geraldo Magela. A abertura contará ainda com a participação dos estudantes da escola Rosa Cirelli.