Saúde Bucal de Embu: novos equipamentos melhoram atendimento

15/03/2007 - 0:00
Saúde Bucal de Embu: novos equipamentos melhoram atendimento
Acessibilidade

O setor de Saúde Bucal de Embu tem motivos para sorrir. Em 2006, os equipamentos com mais de 10 anos de uso das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Vista Alegre e Pinheirinho foram substituídos por novos. Também no Pinheirinho, foi instalado o Centro de Especialidade Odontológica (CEO), em convênio com o Governo Federal pelo programa Brasil Sorridente. E neste mês de março, as UBSs de Itatuba e Dom José acabam de receber equipamentos novinhos, via recurso do Ministério da Saúde para os municípios que possuem Programa Saúde da Família com Técnico de Higiene Dental. A equipe de saúde bucal do município faz uma média de 6.000 atendimentos mensais.

Além da cadeira odontológica, as unidades receberam refletores, cadeiras para os profissionais e carter (mesinha para instrumentos como alta rotação e seringas). Além dos novos equipamentos, o consultório dentário da UBS São Marcos foi ampliado, passando de duas para três cadeiras; na UBS Vista Alegre foi colocado azulejo, piso novo e bancada; e no Pinheirinho foi instalada nova bancada. “Equipamentos modernos e novos melhoram as condições de trabalho dos profissionais e refletem na qualidade dos serviços prestados”, observa Olga Maria Dias Pires, coordenadora da Saúde Bucal do Embu.

Segundo a dentista, uma série histórica sobre o atendimento na rede demonstra que no início dos anos 90 as crianças de 12 anos residentes no município apresentavam uma média de seis dentes atacados pela cárie. No censo de 2004, houve uma melhora nessas condições e as crianças dessa faixa etária apresentavam 1,8 dentes com cárie. A última pesquisa também revelou que 90% dos jovens com 18 anos moradores de Embu não apresentaram nenhuma perda dentária naquele ano, índice acima do preconizado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) que é de 80%.

Em Embu, todas as Unidades Básicas de Saúde e Centros de Atenção à Saúde da Família (Casfs) fazem atendimento odontológico. No CEO é possível fazer atendimentos rotineiros de restauração até avaliação de lesão, biópsias e pequenas cirurgias (remoção de dente incluso ou semi-incluso). Além do programa do CEO, a unidade tem atendimento dentário normal, com 660 pacientes ao mês.

----
Compartilhe nas redes sociais