Equipe visita Senai em busca de parcerias

06/09/2017 - 11:44
Equipe visita Senai em busca de parcerias
Acessibilidade

O secretário de Trabalho e Emprego, dr. Paulo Vicente dos Reis, e sua equipe estiveram no dia 30/8 no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) na Escola Mariano Ferraz, na Vila Leopoldina em São Paulo, onde foram recebidos pelos coordenadores Benjamim Bueno de Andrade e Etiano da Silva Lima filho, e pelo diretor da unidade Marcel Adriano Pereira Porto.

Após visita técnica ao Instituto Ana Rosa, a equipe chegou ao Senai com o objetivo de ampliar os convênios, projetos e a qualificação profissional aos jovens de Embu das Artes, que poderão aprimorar suas capacidades e habilidades para o mundo do trabalho. “A visita técnica ampliou as possibilidades de parceria com o SenaiI, em especial na qualificação para jovens do município”, disse o secretário da pasta.

O Senai, parceiro conceituado na formação profissional de jovens, atende as empresas no quesito vagas de emprego em todo o Estado de São Paulo, bem como também em outros estados do Brasil.

O Senai é um dos cinco maiores complexos de educação profissional do mundo e o maior da América Latina. Seus cursos preparam trabalhadores para 28 áreas da indústria brasileira, desde a iniciação profissional até a graduação e pós-graduação tecnológica.

Desde 1942, quando iniciou suas atividades, já formou mais de 65 milhões de trabalhadores. Atualmente, essa rede funciona com 518 unidades fixas e 504 unidades móveis em 2,7 mil municípios brasileiros. Além disso, em 2015, a instituição ficou em primeiro lugar na Olimpíada Mundial de Ocupações Técnicas, a WorldSkills, o que comprova seu nível de excelência.

Atualmente, o Senai, através das empresas com as quais mantém parcerias (em especial a unidade visitada), prepara jovens e adultos para atuarem em segmentos industriais como  caldeiraria, mecânica de usinagem, ferramentaria, soldagem, serralheria em alumínio, mecânica automobilística, eletroeletrônica, automação industrial, manutenção de equipamentos biomédicos, informática e outros.

A Escola Mariano Ferraz oferece cursos de aprendizagem industrial para as qualificações de eletricista de manutenção, mecânico automobilístico, mecânico de usinagem, caldeireiro, ferramentaria de moldes para plásticos, agente administrativo. Em nível técnico, oferece cursos para as habilitações técnico em automação industrial, curso técnico de manutenção de equipamentos biomédicos, técnico de mecânica e técnico de eletroeletrônica.

Em nível tecnológico,  a escola oferece o curso superior de tecnologia em automação industrial aprovado pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), estruturado pela metodologia de formação com base em competências. Realiza ainda cursos de curta duração – formação continuada para jovens e adultos – que visam a qualificação, requalificação, aperfeiçoamento ou especialização nas áreas de: automação da manufatura, automação industrial, automobilística, eletroeletrônica, gestão da administração, informática, metalomecânica, equipamentos biomédicos, saúde e segurança no trabalho e transporte. Cursos de formação continuada também podem ser estruturados sob medida, a partir de demandas específicas das empresas. A unidade também presta assistência técnica e tecnológica e serviços técnicos especializados às empresas industriais.

 

----
Compartilhe nas redes sociais