O prefeito Ney Santos na presença de mais de 400 pessoas anunciou o pacotão de corte de gastos com a redução de cinco secretarias, que serão agrupadas em outras semelhantes. São elas: Planejamento e Emprego e trabalho (Paulo Vicente), Turismo, Cultura e Esportes (Rosana Almeida), Amlurb e Meio Ambiente (Daniel Cassio) e Desenvolvimento Social e Pro Habitação (Roberta Santos). A partir de dezembro Obras e serviços urbanos (Nelson Pedroso).
“Às vezes, deixando uma pessoa só para assumir a responsabilidade que antes era de duas ou de três, o trabalho fluirá bem melhor. Os serviços não vão parar e todos vão continuar recebendo o mesmo salário, sem acréscimo algum, mesmo administrando duas ou mais pastas”, reforçou o prefeito Ney Santos.
Com o agrupamento das secretarias, a prefeitura quer gastar menos para investir mais e espera economizar em até R$ 2 milhões e 800 mil por mês. A diminuição da folha salarial terá uma economia de cerca de R$ 95 mil por mês e R$1.279, 950 por ano, destinados aos antigos secretários, além de serviços básicos como café, objetos administrativos, entre outros. “Só com despesas de café e açúcar vamos economizar R$ 80 mil por ano. São coisas simples que fazem muita diferença lá na frente”, salientou o prefeito.
Economia por principais secretarias:
– Desenvolvimento Social: Será um total de redução de R$ 622.302,63 no período de 10 meses, entre gastos com prestadores de serviços (R$ 415. 840,00), manutenção das unidades (R$ 7.979,80), aquisição de material permanente (R$ 15.610,00), consumo (R$ 424,80) e serviços (R$ 182.448,03).
– Secretaria Municipal de Governo: Redução de Consumo de Café e Açúcar de R$ 79.200,00 nos próximos 3 anos. Implantação da Central de Frotas: Redução de 43% de consumo de gasolina – 2.177 litros de combustível. Economia de R$ 7597,00 ao mês / R$91.164,00 ao ano / R$ 364.656,00 em 4 anos. Com total de redução: R$ 443.856,00 para os 4 anos.
– Secretaria Municipal de Saúde: Com o SAMU: R$ 1.488.000,00 ao ano / R$ 4.464.000,00 em 3 anos. Assistência Farmacêutica: R$ 4.800.000,00 ao ano / R$ 14.400.000,00 em 3 anos. Implantação do controle de ponto por biometria: R$ 2.400.000,00 ao ano / R$ 7.200.000,00 em 3 anos. Nutrição Enterral: R$ 37.000,00. Totalizando uma redução: R$ 26.101.000,00 para os próximos 3 anos.
– Secretaria Municipal de Cultura: O gasto do 1º Semestre 2016 foi de R$ 581.215,00 e no 1º Semestre 2017 de R$ 231.980,00. Uma economia de 59% na média geral no comparativo em 1 ano, com redução de custos na contratação de mais de 50 eventos 100% gratuitos: R$ 600.000,00 ano / R$ 2.400.000,00 em 3 anos. Ações de governo que economizaram: Carnaval / Cultura nos Bairros / Loucos por Vinil / Exposições / Festa de Santa Cruz / Cultura Urbana / Banda Municipal / Escola de Música
A estimativa de redução de custos para os 4 anos de Governo em eventos é de R$ 2.400.000,00.
– Secretaria Municipal de Gestão Tecnológica e Comunicação: Gastos com telefonia por Voz – Voip: R$ 480.000,00 ano / R$ 1.440.000,00 em 3 anos. MI Digital: R$ 800.000,00 em 3 anos e 6 meses. Redução na contratação de agências (Audio Visual): R$ 1.700.000,00 em 3 anos. Organização Interna de Processos: R$ 450.000,00 em 3 anos. Impressoras: R$ 3.600.00,00 ano / 10.800.000,00. Totalizando uma redução de custos de R$ 14.390.000,00 em projetos centrais da pasta nos 4 anos.