Iniciada no último sábado, 11/11, junto com a 5ª ação Prefeito no seu Bairro, a campanha Todos juntos contra o Aedes aegypti, iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, percorreu o Jardim Santo Eduardo. A ação envolveu mais de 25 agentes municipais de saúde na realização de vistorias domiciliares de modo a eliminar possíveis focos de criadouros do mosquito, além de orientar os moradores. As próximas visitas estão agendas para os sábados, dias 18 e 25/11, em bairros que estão sendo definidos.
A Secretaria de Saúde realiza monitoramento constantemente, mas é fundamental que a população também faça a sua parte, pois a proliferação do mosquito ocorre ao longo do ano todo. Em casa, é importante observar a bandeja atrás da geladeira e os pratos de plantas. Nos quintais, a atenção deve ser redobrada. Não acumule pneus nem materiais recicláveis em locais sem cobertura, mantenha limpos os comedouros e bebedouros dos animais, vire as garrafas, deixe o lixo sempre bem fechado. Todas essas medidas auxiliam na prevenção da dengue, zica e chikungunya.
Denúncias sobre possíveis focos do mosquito devem ser encaminhadas para o 0800 7730 005, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h. A ligação é gratuita e sigilosa. Possibilitar a criação do mosquito é crime previsto na Lei 2.893/2016.