Embu: cai número de internações em decorrência de pressão alta

26/04/2007 - 0:00
Embu: cai número de internações em decorrência de pressão alta
Acessibilidade

A rede municipal de saúde do município de Embu tem muito o que falar no Dia Nacional de Combate à Hipertensão (26 de abril). Em 2002, quando o programa HiperDia, de monitoramento, controle e avaliação da hipertensão e diabetes, do Ministério da Saúde, foi implantado no município, apenas 18,9% da população na faixa etária com 40 anos ou mais estava cadastrada como hipertensa. Cinco anos depois, a rede municipal cobre 84% da população hipertensa e 88% da população diabética estimadas pelo IBGE. E o melhor de tudo: Embu está abaixo da média estadual de internações em decorrência de doenças como o derrame cerebral – enquanto a média do Estado de São Paulo é de 33,5%, Embu está com 20,1%.

Embu possui hoje 15.878 pacientes hipertensos cadastrados, que fazem acompanhamento, inclusive com retirada de medicamentos, em uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou Centros de Atenção à Saúde da Família (CASFs) do município. Com diabetis melitus, são 5.233 pacientes. Em ambos os casos, o programa HiperDia prevê um protocolo de atendimento em todas unidades que envolve palestras sobre nutrição, com indicação de dietas específicas, dispensação de remédios, exames e exercícios físicos.

A mudança de hábito alimentar e a realização de exercícios são o grande sucesso do programa, pois promovem uma melhora na saúde do paciente, com possível redução da medicação e das complicações de doenças como infarto, insuficiência cardíaca e acidente vascular cerebral (derrame). Nesse sentido, algumas unidades de saúde dão um exemplo de disciplina e boa vontade. O Casf Casa Branca, por exemplo, tem um dos grupos mais animados, que chega a reunir cerca de 80 pessoas para caminhar pelo bairro e tomar café da manhã juntos. As caminhadas também acontecem semanalmente nos Casfs Itatuba, São Luiz e na UBS Embu. No Casf Ressaca e na UBS Pinheirinho tem a ginástica terapêutica chinesa Lian-gong. Como parte da estratégia de promoção à saúde, a equipe da Secretaria da Saúde mantém no  Parque do Lago Francisco o Projeto Conviver que oferece diariamente à população em geral caminhada, Lian Gong e Tai Chi Chuan. Na UBS São Marcos e no Casf Tomé estão em funcionamento grupos de orientações.

Segundo a Secretaria de Saúde, toda pessoa com 40 anos ou mais deve procurar a UBS mais próxima de sua casa para se cadastrar e realizar acompanhamento periódico de sua pressão e condição de açúcar no sangue. É importante lembrar que todos os pacientes que ingressam nos pronto-socorros do município por complicações de pressão arterial ou diabetes sai com consulta agendada para a UBS mais próxima de sua residência.

----
Compartilhe nas redes sociais