Um morador da cidade faleceu no Hospital das Clínicas de São Paulo após contrair febre amarela. Segundo os registros oficiais, o cidadão era caminhoneiro autônomo e nos últimos dias fez diversas viagens, contraindo a doença fora de Embu das Artes, provavelmente no estado de Minas Gerais.
O homem de 34 anos não estava vacinado.
A Secretaria de Saúde reforça a importância da vacinação, e a população pode ficar tranquila, já que nenhum caso autóctone foi registrado no munícipio. A Prefeitura Municipal de Embu das Artes reforça o pedido para que toda a população vacine-se. Devem tomar a dose toda a população a partir de 9 meses de idade*, que trabalha ou mora na cidade.
É necessário apresentar documentos que comprovem a residência (conta de água ou luz, Cartão Cidadão Embuense ou o cartão de matrícula do posto) ou o local de trabalho na cidade (Carteira de Trabalho ou Declaração da empresa.
É importante se conscientizar que macacos não são transmissores da febre amarela. Eles são tão vítimas da doença quanto os humanos. Quem transmite a febre amarela são algumas espécies de mosquitos. Maltratar e matar macacos é crime previsto em lei.
* Não pode tomar a dose: gestantes, pacientes que tomam imunossupressores, pessoas em tratamento de quimioterapia e radioterapia, pacientes que fazem diálise e hemodiálise, soro positivo HIV (pode tomar a vacina se apresentar relatório do especialista que o acompanha), pacientes que receberam alta nos últimos dois anos de tratamento contra o câncer (podem tomar apresentando a carta do oncologista), portadores de artrite reumatoide, lúpus, doenças neurológicas graves (paciente com crise convulsiva sem controle).