A alegria contagiou os moradores de Embu das Artes e cidades vizinhas que cantaram, dançaram e se emocionaram com a programação da Festa de Santa Cruz, realizada de 18 a 20 de maio, no Cruzeiro da Paz, junto ao Memorial Sakai. A Guarda Municipal (GCM) garantiu a segurança e todos – crianças, jovens e adultos – aproveitaram a festa que reuniu principalmente famílias e muitas crianças.
Inezita Barroso e as Irmãs Galvão atraíram muitos fãs que cantaram canções como Colcha de Retalho, interpretada por ambas. Os admiradores de Inezita levaram discos antigos da cantora e cantaram com ela músicas como Cafezal em Flor e Meu Rio de Piracicaba, sendo esta última a mais cantada pela platéia. A folclorista se apresentou no domingo e disse que estava muito feliz pela acolhida do povo de Embu “esta terra tão querida”. Entre as atrações, destaque para os grupos Foia Verde e Forrozando, que tem entre seus integrantes músicos embuenses, Rogério Mendonça e Rodrigo e Guidival, respectivamente.
A presidente do Fundo Social de Solidariedade, Maria Cleuza Gomes, ou Ná, como é mais conhecida, esteve presente todos os dias da festa, cantou e dançou a Dança em Adoração à Santa Cruz e rezou com as Rezadeiras de Embu, durante a procissão que abriu o evento. Estiveram na festa: Prefeito, chefe de Gabinete; vice-prefeito, Roberto Terassi; Rosimary de Matos, secretária de Educação; secretário de Turismo, Walter Gomes; Helton Rodrigues, secretário de Obras; comandante da GCM, Dirceu Alves da Silva; diretor de Cultura, César Domiciano; diretor de Esportes, José Geraldo; Cida Gianinni, do Centro de Referência do Idoso; Tônia de Embu, coordenadora do Memorial Sakai; a ex-vereadora Ana Maria e Kiei Takaiasso, da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Embu (Acise).
Folia do Boi
Os alunos da Escola Municipal Paulo Freire e E. M. Mauro Ferreira mais uma vez deram um show com a Folia do Boi. Com o objetivo de levar a cultura popular para dentro da escola, o projeto é da Secretaria Municipal de Educação, com assessoria dos pesquisadores Raquel Trindade e Tiãozinho do Maranhão. A Folia do Boi é trabalhada em nove escolas do município, envolvendo alunos, professores e pais, que confeccionam as roupas e o próprio boi, sob a coordenação de Ivo Amorim, pesquisador e realizador do projeto . O material é cedido pela escola. Em agosto eles participam do Encontro dos Bois do município.