Amanhã, sábado, 12 de maio, ocorre o ‘Dia D’ para intensificar a vacinação contra a gripe. Todas as Unidades Básica de Saúde (UBS) de Embu das Artes estarão abertas, das 8 às 17h. Devem tomar a dose: idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 4 anos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade, funcionários do sistema prisional, pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, além de professores das redes pública e privada.
Segundo o Ministério da Saúde, neste ano, até 5 de maio, foram registrados 1.005 casos de influenza em todo o país, com 158 óbitos. Do total, 597 casos e 99 óbitos foram por H1N1. Em relação ao vírus H3N2, foram registrados 208 casos e 30 óbitos. Ainda foram registrados 112 casos e 13 óbitos foram por influenza B e os outros 88 casos e 15 óbitos por influenza A não subtipado.
A campanha segue até 1º de junho, mas é importante não deixar para a última hora, evitando filas. Para receber a vacina, é necessário levar um documento com foto, o cartão do SUS e a carteirinha de vacinação. No caso de trabalhadores da educação, um comprovante de trabalho (holerite ou crachá). A única contraindicação é para quem tem alergia severa a ovo.